Coletiva – Oswaldo vê superação e veta empolgação: “Caminho árduo”

Técnico exalta postura do Verdão no triunfo sobre o Vitória da Conquista, mas diz que ainda não é o momento para fazer conclusões sobre o trabalho do elenco

O Palmeiras venceu o Vitória da Conquista por 4 a 1 na noite desta quarta-feira e eliminou o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Com um a menos após o 28 minutos do segundo tempo, quando Arouca foi expulso, o Verdão conseguiu a diferença necessária para avançar à próxima fase do torneio. O técnico Oswaldo de Oliveira celebrou a superação da equipe na partida, mas vetou qualquer tipo de empolgação. Esta foi a quinta vitória consecutiva do Palmeiras.

– Foi excelente. Um resultado eu não diria inesperado, porque a gente se planeja para isso, mas dentro das circunstâncias com a saída do Arouca, a equipe se superou e soube explorar muito bem a situação dos últimos 15 minutos, marcar os gols que nos deram a classificação –afirmou o treinador, em entrevista coletiva.

Oswaldo comemora superação da equipe na partida, mas veta empolgação. (Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divugação)

Oswaldo comemora superação da equipe na partida, mas veta empolgação. (Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divugação)

A boa fase no Campeonato Paulista, pelo qual o Palmeiras não sofre gols há quatro jogos, e a evolução do elenco ainda não fazem Oswaldo demonstrar empolgação. Ciente de que as partidas nas próximas fases da Copa do Brasil e também no Campeonato Brasileiro serão mais complicadas, o técnico freou qualquer tipo de conclusão precipitada no Verdão.

– Ainda não. É um trabalho que está sendo desenvolvido. Temos um caminho muito longo a ser percorrido. Temos de dizer que nossos grandes adversários estão por vir. Temos plena consciência disso. Equipes mais preparadas, com nível técnico superior. É evolução. Por enquanto, estamos bem encaminhados. O trabalho está sendo desenvolvido, mas temos chão para percorrer – completou.

O Palmeiras aguarda o vencedor do confronto entre Estrela do Norte, do Espírito Santo, e Sampaio Corrêa, do Maranhão, para conhecer seu adversário da segunda fase da Copa do Brasil. O time capixaba venceu por 3 a 2 em casa na ida e depende de um empate para se classificar. Uma vitória por 1 a 0 leva a equipe maranhense à fase seguinte.

Ouça a coletiva de Oswaldo após o jogo:

Temas da entrevista coletiva de Oswaldo:

Atuação de Robinho
O Robinho é um jogador que vem crescendo muito. Ainda no último jogo eu tive oportunidade de falar, ele é um jogador que tem uma leitura clara, é inteligente, aliado à garra e a técnica na ação defensiva se torna muito importante. Ele pode atuar em várias posições porque tem um entendimento rápido. Atuando como hoje ele fica próximo da área. Como segundo volante também faz isso, mas tem de percorrer uma distância maior. Dessa maneira ele está mais próximo.

Mais sobre Robinho
É um jogador que solicitamos muito, acompanhando a evolução dele. Logo na chegada, com a disposição que ele vai para o treinamento, a preparação que faz, a forma com que se dirige aos companheiros. É claro que fico muito feliz de vê-lo atuando da forma que ele tem atuado.

Resultado em Vitória da Conquista
Foi excelente. Um resultado eu não diria inesperado, porque a gente se planeja para isso, mas dentro das circunstancias com a saída do Arouca, a equipe se superou e soube explorar muito bem a situação dos últimos 15 minutos, marcar os gols que nos deram a classificação.

Poupará jogadores no sábado?
Em princípio não penso em poupar, mas é lógico que temos de administrar os fatores. Temos departamentos de fisiologia e fisioterapia, todos vão continuar sendo analisados. Se houver alguma necessidade extrema, claro que podemos fazer uma substituição ou outra.

Detalhes da partida
Teve alguns detalhes muito importantes. A partir dos 15 minutos finais do primeiro tempo perdemos muito a segunda bola no meio-campo. A mais longa, que saía da defesa do Vitória, e a mais próxima da nossa área. Aí fluiu muito bem, passamos a ganhar o rebote, e evoluir com velocidade, boa técnica, para fazer os gols.

Conclusões sobre o desenvolvimento do trabalho
Ainda não. É um trabalho que está sendo desenvolvido. Temos um caminho muito longo a ser percorrido. Temos de dizer que nossos grandes adversários estão por vir. Temos plena consciência disso. Equipes mais preparadas, com nível técnico superior. É evolução. Por enquanto, estamos bem encaminhados. O trabalho está sendo desenvolvido, mas temos chão para percorrer.

Sobre elenco não se empolgar
Esse grupo de jogadores não me surpreende. Fizemos uma escolha meticulosa. O Alexandre (Mattos), o Cícero (Souza), os outros auxiliares. Fomos precisos na escolha dos jogadores. Não precisamos nos desgastar em chamar a atenção em determinados detalhes. Eles são profissionais, tem consciência, hoje não há margem para empolgação, excesso de comemoração. Temos de olhar para frente, para um caminho árduo.

Gramado
A prefeitura da cidade fez um trabalho muito bom, o campo ficou em melhores condições, mas realmente aquém do nível que um futebol pentacampeão do mundo precisa.

Fonte: Globoesporte.com

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On