Garotada do Verdão trabalha na sala da modalidade do clube, mas carga é baixa. Treinador explica como o exercício melhora a performance em campo
A sala de levantamento de pesos do Palmeiras ganhou novos frequentadores. Com tradição no esporte em que revelou Luis Gonzaga de Almeida, participante da modalidade em três Olimpíadas, o Verdão inovou e agora faz com que seu time sub-20 também puxe ferro. A ideia é usar os exercícios do treinamento do levantamento olímpico para melhorar o desempenho em campo.
– Por ser um esporte que trabalha juntando força, potência, mobilidade, flexibilidade e estabilidade articular… Além do atleta ter maior velocidade na execução das tarefas no campo, ele consegue desenvolver tudo isso com maior segurança – disse Tiago Maldonado, preparador físico da equipe sub-20, que neste caso trabalha ao lado do técnico do levantamento de peso, Marcelo Scassi.
A careta é a mesma, mas a força que eles fazem é bem diferente do pessoal que realmente pratica a modalidade. A ideia não é transformar o jogador de futebol em um levantador olímpico, que levanta 100 kg. Os palmeirenses ficam por volta dos 40 kg e já está bom demais. Scassi garante que o trabalho não aumenta o risco de lesão, pelo contrário.
– Você usa o corpo inteiro para levantar um peso, não só um segmento. Então, todo mundo trabalha em conjunto e sempre o peso, perto do centro de gravidade. Você acaba tendo esse controle.
Fonte: Globoesporte
Você precisa fazer login para comentar.