Projeto de lei pretende acrescentar o nome do ídolo ao Viaduto Antártica, nos arredores do estádio alviverde.
Oberdan Cattani nunca escondeu a mágoa por ter passado tantos anos sem um busto no Palestra Itália. Morreu ano passado sem nunca tê-lo visto. A peça é reservada apenas aos grandes ídolos do Palmeiras – e o ex-goleiro certamente faz parte dessa lista -, mas, por ter enfrentado o clube com outra camisa, sofreu a resistência de muitos conselheiros intransigentes. Se dava tanta importância a isso, certamente ficaria muito feliz com a homenagem que se avizinha. Um projeto de lei pretende acrescentar o seu nome ao Viaduto Antártica, nos arredores do estádio alviverde.
Esse viaduto liga a Marquês de São Vicente à Avenida Antártica, que desemboca no Allianz Parque. Costuma ser uma via de acesso usada por torcedores em dias de jogo e se chamaria Viaduto Antártica – Oberdan Cattani. Ficaria próximo, também, da Passarela Palmeiras – Arrancada Heróica, que lembra o título paulista de 1942. Apropriado: foi Oberdan Cattani quem liderou a equipe carregando a bandeira do Brasil no jogo decisivo contra o São Paulo, o primeiro do clube com o novo nome.
O autor do projeto é o vereador Nelo Rodolfo (PMDB), no seu terceiro mandato na Câmara Municipal. Ele é conselheiro do Palmeiras, jornalista da rádio Jovem Pan e foi deputado federal, em 1998. Justifica a homenagem a Oberdan, no PL 0342/2014, com um resumo do currículo do ex-jogador morto no último mês de junho aos 95 anos. Fala das 351 partidas com a camisa alviverde e os títulos que conquistou. Inclusive a Taça Rio, na qual foi barrado antes do início das semifinais.
A mudança de nome do viaduto ainda deve demorar. Atualmente, a possível homenagem a Oberdan tramita na Comissão de Política Urbana da Câmara dos Vereadores e ainda tem ser aprovada por outras comissões antes ser colocada em votação no plenário. Caso seja aprovada, ainda terá que ser sancionada pelo prefeito Fernando Haddad. Se nada der errado, além de um busto, Oberdan Cattani também terá um viaduto na zona oeste. Muito merecido.
Fonte: Trivela