TV aberta deixa o Palmeiras de lado

tv-aberta11

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela do campeonato brasileiro e definiu locais e datas das primeiras dez rodadas a serem disputadas, nelas sempre haverão 3 partidas por rodada a serem transmitidas por um canal aberto (RGT e/ou BAND).

Das 20 equipes, duas não terão nenhum jogo transmitido em TV aberta (Ponte Preta e Figueirense) e apenas duas passarão na TV aberta, apenas uma vez. Chapecoense e…. calma, não é? Isso mesmo: o Palmeiras.

Nos Estados Unidos, a tabela de jogos transmitidos em horários nobres (ou melhor, horário nobre, já que todos os jogos são transmitidos) é definida pela campanha do ano anterior – os melhores, jogam mais vezes nos horários considerados mais privilegiados. Essa seria uma boa justificativa, mas, com a experiência que temos com o futebol Brasileiro, os indícios nos levam a crer em outros motivos. No Brasil, as emissoras decidem (normalmente) em relação aos clubes que dão mais audiência – mas, tendo em vista que estamos entre os quatro clubes mais assistidos no Brasil (empate com SP e perdendo apenas para Corinthians e Flamengo), essa justificativa não se sustenta.

Então o que justificaria?

Alguns falam que talvez seja uma tentativa de depreciar a marca PALMEIRAS. Hoje temos a camisa mais valiosa do Brasil, quebrando recordes de patrocínios e somos a quarta torcida NO MUNDO patrocinada pela Adidas que mais camisas vendeu. Não temos a torcida mais numerosa, mas na questão de CONSUMO estamos entre os primeiros, com certeza. Principalmente quando falamos no tamanho da torcida e total de consumo por torcedor.

Outros falam que a detentora dos direitos televisivos do Campeonato Brasileiro prefere nossos jogos sendo transmitidos em seu canal a cabo ou por pay-per-view, já que os números de nossa torcida nestes dois meios são muito favoráveis também. Com isso o PALMEIRENSE continua sendo forçado a gastar mais para ver os jogos do seu time fora de casa.

Ambas as teorias podem ser discutidas, mas não chegamos a uma explicação válida para a tabela abaixo. Seja qual for o motivo, a divisão de jogos abertos com certeza é prejudicial para o PALMEIRAS e o PALMEIRENSE.

Quantidade de transmissões por times:

Flamengo: 7
Corinthians: 6
São Paulo: 6
Atlético-MG: 5
Cruzeiro: 5
Atlético-PR: 4
Grêmio: 4
Fluminense: 3
Internacional: 3
Vasco: 3
Avaí: 2
Coritiba: 2
Goiás: 2
Joinville: 2
Santos: 2
Sport: 2
Chapecoense: 1
Palmeiras: 1
Figueirense: 0
Ponte Preta: 0

 

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On