Entre expectativa e trabalho, Gabriel Jesus chega à maioridade no Verdão

Xodó da torcida, atacante revelado pelo Palmeiras completa 18 anos entre os profissionais e como uma das maiores promessas dos últimos anos no clube

Gabriel Jesus vem se destacando nos treinamentos do Palmeiras e sido presença constante nos jogos (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Gabriel Jesus vem se destacando nos treinamentos do Palmeiras e sido presença constante nos jogos (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Uma das maiores promessas da base do Palmeiras nos últimos anos, o atacante Gabriel Jesus completa 18 anos nesta sexta-feira.

Promovido à equipe profissional pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o jogador, que se tornou xodó da torcida alviverde ainda nas categorias amadoras, chega à maioridade com a missão de corresponder à expectativa criada sobre ele e dar a resposta em meio a um elenco reformulado e de concorrência acirrada, especialmente no setor ofensivo.

Jogador mais jovem do plantel, Gabriel Jesus ganhou maior notoriedade no segundo semestre do ano passado, ao marcar 37 gols em 22 jogos disputados no Campeonato Paulista sub-17, do qual foi vice-campeão com o Verdão.

Na Copa São Paulo de Juniores deste ano, o Palmeiras caiu na semifinal, para o Botafogo-SP, mas fez o suficiente para despertar a atenção de Oswaldo e se tornar uma exceção à regra de garotos da base apenas estagiando com os profissionais, justamente por conta do tamanho do elenco.

Outros quatro jogadores que disputaram a Copinha com Gabriel Jesus treinaram sob o comando do técnico, mas acabaram voltando para a base. Considerado um “fenômeno” pela diretoria alviverde, o atacante teve o contrato renovado com o clube e foi incluído na lista de inscritos para o Paulista – possibilidade antes considerada praticamente nula pelo próprio Oswaldo.

A tentativa dos dirigentes, a pedido também do técnico, é blindar o jovem atleta o máximo possível. Entrevistas exclusivas com ele são proibidas. Até hoje, como jogador profissional do Palmeiras, Gabriel Jesus falou apenas uma vez com a imprensa, na apresentação de uma patrocinadora do clube. A intenção é frear qualquer tipo de empolgação com o atacante, para evitar que a cobrança se torne maior de forma precoce.

Assim como Valdivia, Gabriel Jesus virou assunto diário no Palmeiras. Os pedidos da torcida para que o jogador seja mais utilizado tiraram o calmo Oswaldo de Oliveira do sério: ele chegou a bater boca com um torcedor na vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o São Bernardo, há duas semanas, após ouvir insistentes gritos requisitando que o garoto entrasse na partida. O treinador chegou a comparar o clamor por Gabriel Jesus ao frenesi causado pelos Beatles nos anos 60.

Nos bastidores, Gabriel é muito elogiado pelos companheiros de elenco. Tímido, o garoto era muito calado no início, mas já tem se soltado. Caçula do grupo, ele trata o jogador mais experiente do Palmeiras como exemplo: a postura de Zé Roberto, 22 anos mais velho, serve de espelho para o jovem atacante.

Não é raro ver o garoto treinando até anoitecer na Academia de Futebol. As poucas palavras contrastam com o desejo de vencer no Palmeiras. Se depender da vontade da torcida, mesmo após apenas seis jogos como profissional, o sucesso em breve é certo.

Gabriel é uma das maiores promessas da base do Palmeiras nos últimos anos (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Gabriel é uma das maiores promessas da base do Palmeiras nos últimos anos (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Fonte: Globoesporte

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On