Há 75 anos, Palmeiras inaugurava Pacaembu com goleada sobre Coritiba

O Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, recebeu uma partida de futebol pela primeira vez em sua história há exatos 75 anos.

Inaugurado em 27 de abril de 1940, por meio de um evento solene com direito à tocha olímpica, hasteamento da bandeira nacional (trazida do Rio de Janeiro em corrida de revezamento) e a presença do então presidente Getúlio Vargas, o estádio, porém, só recebeu o seu primeiro jogo no dia seguinte, quando Palestra Italia e Coritiba apresentaram a mais nova e moderna praça de eventos esportivos da América Latina naquela oportunidade.

Atacante palestrino em jogada contra os defensores paranaenses. (Divulgação)

Atacante palestrino em jogada contra os defensores paranaenses. (Divulgação)

A partida inaugural do Pacaembu contou, ao todo, com oito gols marcados – o Palestra Italia goleou o Coritiba por 6 a 2 e se tornou o primeiro vencedor da história da cancha. Com tentos assinalados por Echevarrieta (3), Luizinho, Elyseo e Sandro, a equipe esmeraldina garantiu a vitória de virada.

“O meu pai sempre me falava deste jogo. Ele, aliás, foi o goleiro que sofreu o primeiro gol da história do estádio, mas depois teve a felicidade de ver o seu time sair vencedor por 6 a 2 (risos)”, disse Marta Regina Sperto, filha do goleiro Gijo.

Sperto, por sua vez, relembrou os relatos feito por seu pai sobre este duelo.

“A grande nata brasileira esteve presente neste jogo. O público assistiu à partida em pé, e todos estavam bem arrumados e elegantes. Parecia que estavam vendo uma ópera. Papai contava que se tremeu todo na hora de entrar em campo, pois ele havia vindo de um time do interior de menor expressão (São Bento de Marília) e, para ele, foi um desafio encarar aquele momento histórico”, contou.

A partida era válida pelo Torneio de Inauguração do Pacaembu. De um lado, estavam Palestra Italia e Coxa, e, do outro, Corinthians e Altético-MG. Como o Palestra havia batido o time paranaense, o clube alviverde iria encarar na semana seguinte o vencedor de Corinthians e Altético-MG. O Galo levou a pior e deu clássico na decisão.

Na primeira final da história do estádio, Palestra e Corinthians protagonizaram um jogo equilibrado, mas foi a equipe verde e branca quem levou a melhor, superando o rival por 2 a 1, com gols de Echevarrieta e Luizinho, e erguendo um troféu pela primeira vez no Pacaembu.

O título do Torneio de Inauguração, em 1940, abriu as portas para que o Alviverde comemorasse, ao longo dos anos, mais 25 títulos, tornando-se o clube com o maior número de conquistas no estádio.

Ao todo, jogando no Pacaembu, o Palmeiras possui 1104 jogos, sendo 559 vitórias, 298 empates e 247 derrotas. O Verdão balançou as redes adversárias 2016 vezes e sofreu 1298 tentos.

 

Ficha técnica: Palestra Italia 6×2 Coritiba

Palestra Italia: Gijo; Carnera e Junqueira; Carlos, Sidney e Del Nero; Luizinho, Sandro, Elyseo, Carioca e Echevarrieta.
Coritiba: Ary; Borges e Alpheu; Tonico, Areão e Warde; Zequinha, Pio, Rubens, Pivo e Saul (Branco).
Gols: Zequinha a 1 e Echevarrieta aos 6 e 36 minutos do primeiro tempo; Luizinho aos 11, Elyseo aos 18, Echevarrieta aos 22, Sandro aos 36 e Branco aos 42 do segundo tempo.
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues.

 

Todos os títulos do Palmeiras no Pacaembu:

1940 – Taça Cidade de SP [contra o Corinthians]
1940 – Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
1942 – Torneio Início [contra o Santos]
1942 – Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
1942 – Taça Campeões Rio-SP [contra o Flamengo]
1944 – Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
1946 – Taça Cidade de SP [contra o São Paulo]
1946 – Torneio Início [contra o São Paulo]
1947 – Taça Campeões Rio-SP [contra o Vasco]
1948 – Taça Cidade de SP [contra o Corinthians]
1950 – Taça Cidade de SP [contra o São Paulo]
1950 – Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
1951 – Torneio Rio-SP [contra o Corinthians]
1951 – Taça Cidade de SP [contra o São Paulo]
1959 – Campeonato Paulista [contra o Santos]
1959 – Torneio Roberto Ugolini [contra o São Paulo]
1960 – Campeonato Brasileiro – Taça Brasil [contra o Fortaleza]
1960 – Torneio Roberto Ugolini [contra o São Paulo]
1963 – Campeonato Paulista [contra o Noroeste]
1965 – Torneio Rio-SP [contra o Botafogo]
1967 – Torneio Roberto Gomes Pedrosa [contra o Grêmio]
1972 – Torneio Laudo Natel [contra a Portuguesa]
1972 – Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
1993 – Torneio Rio-SP [contra o Corinthians]
1994 – Campeonato Brasileiro [contra o Corinthians]
2013 – Campeonato Brasileiro – Série B [contra o Boa Esporte]

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On