Mídia Palmeirense

Federação Paulista define nova data de julgamento de Dudu

Atacante pode ser suspenso por causa da expulsão na final do Paulistão. Cartão vermelho de Victor Ramos também será analisado

Depois de conseguir o adiamento do julgamento de Dudu, que seria realizado na última segunda-feira, o departamento jurídico do Palmeiras já sabe quando o atacante terá sua expulsão contra o Santos discutida no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol: na próxima segunda-feira, dia 18 de maio.

Além de Dudu, o zagueiro Victor Ramos também será julgado, pelo cartão vermelho recebido na Vila Belmiro. Mas o caso que causa mais preocupação é o do atacante, que foi denunciado em três artigos depois da confusão com o árbitro Guilherme Ceretta de Lima: o 254-A, que cita “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente” (pena mínima de 180 dias já que a agressão foi ao árbitro), o 250 por ato hostil (pena de uma a três partidas) e o 243-F por ofender alguém em sua honra (pena de uma a seis partidas).

No Palmeiras, o assunto é tratado com absoluto mistério. O departamento jurídico alviverde afirmou que não irá se pronunciar mais sobre o caso para não antecipar nenhuma tática de defesa. Além disso, o clube não informou se os denunciados estão ou não presentes no Tribunal para o julgamento. A única certeza é que o Verdão vai tentar desqualificar o artigo 254-A na denúncia de Dudu.

– Algumas coisas precisam ser desmistificadas. A primeira é que não ocorreu agressão. O código é muito claro ao relatar o que é agressão, socos e cotoveladas, e distinguir o que é ato hostil, empurrões. O que o Dudu fez foi hostilidade. É digno de uma pena, mas não dentro do 254-A, que é um dos artigos mais rigorosos da legislação – afirmou André Sica, advogado do Verdão, na semana passada.

Na última segunda-feira, Oswaldo de Oliveira e Valdivia foram julgados no TJD por incidentes na primeira decisão do Paulistão. O treinador acabou advertido pelo Tribunal e se livrou de punição, mas o chileno acabou suspenso por duas partidas, que serão cumpridas no Paulistão do ano que vem.

Dudu foi expulso no primeiro tempo, no segundo jogo da final do Campeonato Paulista. (Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

Fonte: Globoesporte