Mídia Palmeirense

Pós-Jogo – Palmeiras empata com Joinville em Santa Catarina

O Palmeiras viajou até Santa Catarina para buscar a primeira vitória no Brasileiro, mas, em partida pouco movimentada, não conseguiu sair do 0 a 0 contra o Joinville, na noite de domingo (17).

Os dois times tiveram dificuldades tanto para criar quanto para finalizar e, mesmo com a pressão alviverde no final, o jogo terminou em um empate sem gols.

A partida foi realizada em um silêncio fora do comum, sem presença de torcedores, por determinação do STJD, que puniu o Joinville por confusão em jogo contra a Ponte Preta na Série B do ano passado. No Verdão, a novidade foi a estreia do lateral-esquerdo Egídio no Brasileirão 2015. Com a mudança, Zé Roberto, que atuou nesta posição na maior parte da temporada, foi deslocado para o meio-campo.

O capitão Zé Roberto começou o jogo no meio-campo e terminou na lateral. (Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras começou pressionando, empurrando o adversário para seu campo de defesa e trabalhando a bola com velocidade pelas laterais. Mas a equipe catarinense congestionava a área e conseguia cortar a maior parte dos cruzamentos de Zé Roberto, Robinho, Lucas e Egídio.

As chances do time mandante eram nos contra-ataques e bolas longas, mas sem levar muito perigo ao gol de Fernando Prass. Se no ataque o Joinville não conseguia resultados, o sistema defensivo funcionava bem, dificultava a armação de jogadas do Verdão pelo meio-campo e rebatia as bolas esticadas para a área.

A partida seguia pouco movimentada: em 35 minutos, foram apenas duas finalizações, uma para cada lado. Pelo lado alviverde, as jogadas mais interessantes saiam com a velocidade de Dudu e Lucas, pela direita.

O primeiro tempo terminou aos 47, sem maiores acontecimentos e sem grandes chances no ataque para os dois times.

O Verdão voltou para o segundo tempo com mudanças: Valdivia entrou no lugar de Egídio e Zé Roberto foi para a lateral-esquerda. Mesmo assim, a equipe continuava com dificuldades para achar espaços e vencer a retranca adversária.

E foi em um contra-ataque que o Palmeiras achou o caminho para levar perigo ao gol do Joinville pela primeira vez na segunda etapa. Aos 8, Valdivia lançou Dudu na esquerda, que ganhou a jogada na velocidade e inverteu para Rafael Marques. O camisa 19 ajeitou de cabeça para o Mago chegar finalizando, de primeira, mas a bola foi para fora.

A equipe catarinense tentava mudar sua postura em campo e atacar com mais ímpeto. E, depois de uma sequência de lances perigosos na área do Verdão, Kempes até chegou a marcar, aos 21, mas o atacante estava em posição de impedimento e o tento foi invalidado.

Aos 29, foi a vez do Palmeiras quase abrir o placar em Joinville, com Rafael Marques. O atacante recebeu cruzamento dentro da área e cabeceou rente à trave. A bola passou perto, mas foi apenas tiro de meta.

Logo em seguida, Kelvin substituiu o camisa 19. A alteração movimentou o ataque do Verdão e, aos 30, pouco depois de entrar, Kelvin já teve chance de marcar, depois receber cruzamento de Robinho e arrematar do meio da área, mas a bola parou nas mãos do goleiro Oliveira.

Aos 33, Lucas, que sentia cansaço, foi substituído por Ayrton. Mesmo com dificuldades, o Verdão não desistiu e foi para a pressão no final. Mas não foi o bastante para abrir o placar e sair de Joinville com a primeira vitória no Brasileirão. A partida terminou empatada, sem gols.

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (24), no Allianz Parque, contra o Goiás, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escalação: Fernando Prass; Lucas (Ayrton), Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio (Valdivia); Gabriel, Robinho e Zé Roberto; Rafael Marques (Kelvin), Dudu e Leandro Pereira.

Cartão Amarelo: Leandro Pereira