Muito tempo já passou e a paciência acabou para parte da torcida, por Victor Jordão

Muito tempo já passou e a paciência acabou para parte da torcida e grande parte do conselho

A paciência acabou. E isso significa que a era Oswaldo de Oliveira acabou no Palmeiras? NĀO! Mesmo porque não sou eu quem decido isso…  Mas significa que a torcida do Palmeiras já se divide toda contra ou a favor do atual técnico e ele não se esconde mais na desculpa de “estamos ainda entrosando e o time é novo”. O elenco precisa ser chacoalhado e muita coisa precisa mudar… PRA ONTEM!

Obviamente que Oswaldo de Oliveira não é o único culpado pela atual situação e também pela decepção de 100% da torcida após tanta expectativa, mas sem dúvidas após receber todo mundo que pediu no começo do ano, esperava-se muito mais (e isso não significa título nem G4). Além disso, se há outros culpados, cabe ao técnico aponta-los e alterar estes erros. Pra um time como ele mesmo diz em evolução, o esperado seria no mínimo entre 50 a 55% de aproveitamento neste início de campeonato, estando com 9 a 10 pontos nestes primeiros 6 jogos. Mas não, temos 6 pontos com míseros 33,3% de aproveitamento sendo que, dentro de nossa nova casa são 22%! É bem válido comparar também que, em 2014, nessa mesma rodada, já somávamos 12 pontos, o dobro de hoje com um elenco muito, mas muito inferior ao atual.

Não só olhando números friamente e sim o contexto, é simplesmente inadmissível conquistar um ponto ao enfrentar Joinville, Goiás e Figueirense. Acho que temos elenco e time pra ser campeão? Ainda não, obviamente, mas era obrigação ter PELO MENOS 7 pontos nestes confrontos, principalmente pela circunstancias em que as partidas se passaram.

Oswaldo de Oliveira treina o Palmeiras há exatos 6 meses. Há 6 meses (volto a bater nessa tecla) não conseguimos furar retrancas e, pior que isso, sempre tomamos contra-ataques totalmente fatais diante de adversários muito mais fracos. Há boas peças mas não há padrão tático. Não há leitura de jogo alguma do nosso técnico e não há variação do time de acordo com o adversário. O esquema é sempre o mesmo (não acho errado isso) mas o técnico não se esforça pra fazer alterações necessárias de acordo com os pontos fortes de cada time que enfrentaremos. E não consegue também perceber estes pontos no decorrer da partida. Nosso atual técnico espera passivamente o jogo mudar sozinho pra fazer alterações…. isso é simplesmente inadmissível! Se não altera, porque não tentar mudar o jeito do time jogar com os mesmos jogadores? Nem isso ele faz, pois não o vemos trocando uma palavra com os atletas em campo. A apatia e a demora são extremamente irritantes!

Por fim, muitos falam em evolução, projeto e etc. Muito cedo para trocar técnico. No entanto, não vejo seis meses como pouco tempo. Dos DEZ primeiros colocados do campeonato brasileiro, SETE apresentam técnicos com o mesmo tempo ou menos tempo de trabalho em seus times em relação a Oswaldo. Em seis meses obviamente que nenhum time fica 100% pronto, mas também não fica estagnado apresentando este aproveitamento ridículo com os jogadores que pediu… Projeto e evolução são avaliados a partir de METAS em qualquer lugar, as quais aqui não estão sendo cumpridas. Futebol é feito de resultados e, por mais que eu seja a favor da manutenção o quanto for possível de um técnico, o que está acontecendo é inaceitável. Precisamos de outra pessoa pra corrigir os erros de Oswaldo e, ALÉM disso, descobrir os erros do restante do grupo pra aponta-los e corrigí-los.

Por mais que o estilo de jogo seja parecido, vejo Marcelo Oliveira como o nome ideal para o momento. Cativador, leitor de jogo e bom de vestiário, além do ótimo relacionamento e entrosamento com nosso diretor de futebol, fato importante pois um pensa em quem e o outro contrata. Se for pra mudar a hora é agora e minha opinião é favorável à alteração na comissão técnica. Não há mais evolução, tudo está estagnado e acomodado. Não podemos passar pelo mesmo dos últimos anos novamente.

 

 

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On