Amadurecimento Repentino?

Diego Garcia Barboza (@diegogarbar)
Redação Mídia Palmeirense

 

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Desde o ano passado, Gabriel Jesus já despontava como a provável maior revelação da base do Palmeiras dos últimos tempos, e por isso sempre foi tratado como uma joia pelo Departamento de Futebol Alviverde. O jogador foi artilheiro de todas as competições que disputou nas categorias amadoras e a expectativa em torno de seu futebol sempre foi gigantesca. Esse ano o atleta subiu e passou a integrar a equipe profissional com o treinador Oswaldo de Oliveira.

Diante da grande expectativa da torcida do Palmeiras e da imprensa em cima do jogador, o primeiro passo tomado por Oswaldo parece ter sido preservá-lo desse ambiente, para que a euforia e a cobrança não o atingissem. O grande número de opções contratadas para a posição, também fez com que o jogador fosse deixado um pouco de lado dos holofotes e pudesse trabalhar com tranquilidade.

Diferente de ano anteriores onde nunca houve um ambiente favorável para que um atleta da base pudesse desabrochar (ano passado Nathan, João Pedro e Victor Luís foram lançados em um momento complicado), o planejamento realizado pelo futebol em 2015, permitiu que a joia fosse trabalhada com calma. Com cautela, Gabriel foi relacionado para algumas partidas do Campeonato Paulista e mesmo com o apelo de alguns torcedores (como no famoso episódio em São Bernardo: Gabrieeelll Gabrieeell), ele estava ali no banco, apenas ganhando cancha. Um passo importante para o crescimento do jogador. A diferença entre os juniores e o profissional, é monstruosa. Fisicamente, tecnicamente, em termos de malícia, tudo. Apenas a convivência com grandes atletas, experientes e rodados (como temos no elenco hoje em dia), já é suficiente para a transformação interna de um profissional.

A maturação de Gabriel certamente passa por essa situação de convivência com alguns pilares do time. Nos treinamentos provavelmente é onde o jogador assimilou muitas características de seus companheiros, como nas finalizações, posicionamento, atalhos em campo, e as somou com as suas habilidades naturais. Aos poucos ele foi entrando nos jogos menos importantes para se acostumar com o ambiente e o peso de vestir a camisa do Palmeiras. Não chegou a fazer nenhuma grande partida, mas foi evoluindo aos poucos e já mostrava em lances individuais o que viria pela frente. Talvez um misto de ansiedade, imaturidade e afobação o tenha atrapalhado no começo. Natural para um jogador de 18 anos de idade.

 

– Vídeo com os Melhores Momentos:

 

O peso do elenco do Palmeiras e a importância de algumas partidas, fez com que ele ficasse em 2º plano em alguns jogos, pela necessidade da entrada de jogadores mais prontos em campo. Principalmente em uma competição como o Campeonato Brasileiro, que é muito mais forte do que os campeonatos regionais. De qualquer maneira ele continuou sendo relacionado, entrou em alguns jogos e chegou perto de fazer um gol. Com a vinda de Marcelo Oliveira, todos os atletas do elenco passaram a brigar novamente por seu espaço, já que o novo professor chegou para testar as opções antes de montar a sua equipe. O time passou por algumas trocas, mas Gabriel continuou sendo relacionado para os jogos, mesmo com a chegada/volta de outros atacantes.

Após algumas tentativas “batendo na trave”, o seu 1º gol no profissional finalmente saiu no jogo de volta contra o ASA pela Copa do Brasil. O jogador entrou no segundo tempo da partida, e em uma jogada de oportunismo, ele se jogou de carrinho para empurrar a bola para o fundo das redes. Um alívio principalmente para o jogador, que até chorou na comemoração e foi abraçado pelo time inteiro. Claro que ele estava sentindo a pressão e a cobrança vinda dele mesmo.

A partir daí nenhuma grande atuação para o menino, até a partida contra o Atlético-MG no Independência, há uma semana, em que ele entrou em campo no segundo tempo no lugar de Andrei Girotto e fez um grande jogo. Mostrou personalidade, buscou a bola, imprimiu velocidade, atacou e foi um dos destaques do time; o que foi suficiente, mesmo com a derrota da equipe, para que Marcelo Oliveira, desse uma chance ao garoto na equipe titular, no lugar de Rafael Marques. E a partir daí todos sabem o que aconteceu. Na Copa do Brasil contra o Cruzeiro, ele acabou com a partida. Correu, marcou, ajudou, deu toques de qualidade e fez dois golaços. Ontem contra o Joinville, foi titular novamente e não decepcionou. Novamente o melhor em campo; com muita força física, vitalidade, correria e categoria. Deixou um golaço no início do jogo e fez o 3º gol em uma jogada de oportunismo.

A sua atuação foi tamanha, que ao deixar o gramado com cãibras, Jesus ganhou uma música especial da arquibancada “Glória Glória Aleluia, É Gabriel Jesus” cantou o Allianz Parque sem exceção. A joia alviverde de uma hora para outra, virou o protagonista do time, em apenas 2 jogos! É o principal alvo das reportagens, deu entrevista coletiva, todos estão falando do menino.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Mas o que será que aconteceu para que esse salto de aproveitamento fosse dado em 2,5 partidas? Como repentinamente, o futebol do menino passou de promissor mas um pouco tímido, para real e ousado?

O que assusta é a velocidade com que essa transição ocorreu. Se pensarmos que ele virou profissional esse ano, vemos que em apenas 8 meses esse crescimento absurdo virou realidade. É muito pouco tempo. O que significa que ele já chegou ao time principal muito preparado para assumir a sua função, com a necessidade de alguns ajustes normais que vieram com o tempo e experiência. Não pode se dizer que ele chegou como uma joia bruta, pois isso demandaria um tempo de maturação maior do que esse. O menino chegou lapidado e finalmente perdeu a timidez para soltar o seu futebol. E agora a confiança parece fazer o que resta desse papel.

Os dois treinadores sem dúvida alguma foram importantíssimos para a evolução do jogador; primeiro Oswaldo de Oliveira que teve calma, não caiu na pilha de todos para soltá-lo precocemente e soube ter paciência com o jogador. E Marcelo Oliveira que teve o timing perfeito para colocá-lo de titular e para que essa transição repentina ocorresse. O jogador explodiu no momento exato. Provavelmente nos treinamentos ele devia estar mostrando além de muita vontade, que tinha condição de brigar por sua titularidade. O treinador deu a ele a chance e ela foi aproveitada com todas as suas forças.

A euforia parece ter tomado conta dos torcedores e imprensa, mas o trabalho deve continuar sendo feito da mesma maneira, com muito treinamento e cabeça no lugar para que a sua evolução daqui em diante, seja cada vez maior. O menino é bastante humilde e com certeza o sucesso não o atrapalhará nessa altura do campeonato, ainda mais porque o Verdão tem um elenco muito forte (principalmente no ataque) e nenhum jogador tem vaga garantida entre os titulares, o que obriga que o seu esforço seja contínuo. Independente disso, todos estão muito felizes, pois finalmente parece que temos uma VERDADEIRA JOIA revelada no clube e esperamos que ele nos dê muitas felicidades, com os seus golaços e alegria de jogar. Que venha muito mais!!

Vamos Verdão!

 

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On