ANÁLISE: Thiago Santos – o 25º reforço do ano

Diego Garcia Barboza (@diegogarbar)
Redação Mídia Palmeirense
250x250

Patrocínio

O Palmeiras se movimentou rapidamente no mercado nacional após a lesão de Arouca, quarta-feira passada. Se com a contusão de Gabriel a diretoria não havia se movimentado atrás de uma nova contratação, pois acreditava que Amaral, Girotto, Cleiton Xavier, Robinho e Zé Roberto, poderiam dar conta do recado dentro de campo (o que não se confirmou), com a saída de Arouca do time, o alerta vermelho parece ter sido ligado nela e em todos os palmeirenses. Sem o jogador, perdemos todo o pilar defensivo de meio-campo; teríamos apenas 2 volantes de ofício no elenco e eles não passaram a confiança necessária para manterem a titularidade caso Arouca não volte; apesar de Girotto ter mostrado alguma evolução contra o Atlético-Mg, Amaral ainda parece perdido com a sua função em campo.

A necessidade de uma contratação para tapar o buraco no elenco ficou evidente. Nesse momento, deixar as coisas como estão, poderia levar as nossas chances no Campeonato por água abaixo. A solução encontrada pelo Departamento de Futebol não foi recorrer as categorias de base, improvisar algum atleta e nem buscar algum nome consagrado no mercado internacional/nacional. O Palmeiras teve de agir e foi atrás de uma contratação rápida: o volante líder de desarmes da Série B, jogador do América-MG, o 3º colocado da competição nacional. Para trazer o atleta de 25 anos, o Palmeiras desembolsou R$1 milhão em sua multa rescisória e assinou contrato até dezembro de 2018.

Em 2014, o jogador tinha como companheiros de clube, Vitor Hugo e Andrei Girotto (com quem fazia a dupla de volantes do clube mineiro) e em um primeiro momento deve reeditar essa parceria aqui, pelo menos até a volta de Arouca. Ele vem para ser o 1º volante do time, visando principalmente a parte da marcação, função exercida no momento por Amaral.
Já que para a maioria dos torcedores, Thiago Santos é um jogador desconhecido, resolvemos fazer um levantamento das principais características do atleta e como ele poderá nos ajudar nessa caminhada do 2º semestre.

 

Nome: Thiago dos Santos
Data de Nascimento: 05/09/1989
Posição: 1º Volante

Estatísticas de 2015:
• Jogos: 19
• Desarmes: 84 (74 na Série B) – Líder do Campeonato
• Passes certos: 438 (358 na Série B)
• Gols: 3 (3º artilheiro do América-MG na Série B)
• Finalizações certas: 6 (4º no time)
• Assistência: 1 (5º no time)
• Rebatidas: 53 (4º no time)
• Cartão Amarelo: 7

 

Mapa de Calor:

Mapa de Calor de Thiago Santos contra o Botafogo. (Fonte/Créditos: Footstats)

Mapa de Calor de Thiago Santos contra o Botafogo. (Fonte/Créditos: Footstats)

 

Como podemos ver no Mapa de Calor do jogador, o atleta costuma se posicionar na faixa central do campo, atuando preferencialmente entre o lado esquerdo e o meio de campo (assim como Gabriel fazia) e costuma fazer cobertura do lateral esquerdo, função que deve assumir com frequência no Palmeiras. Não tem destaque ofensiva (nesse jogo), apesar de ter feitos 3 gols no Brasileirão da Série B e aparecer bastante no ataque em alguns jogos.

 

Abaixo um vídeo com alguns dos melhores momentos do jogador pela Linense e América-MG:

 

E aí torcedor palmeirense, o que você achou dessa contratação?

Esperamos que o jogador repita o bom desempenho que teve pelo América-MG até o momento e possa ajudar a fechar o buraco que foi deixado pela ausência de Gabriel no meio-campo. Acreditamos no trabalho de Alexandre Mattos e em seu conhecimento do mercado. A vinda de um novo volante era mais do que necessária e independente da formação escolhida por Marcelo Oliveira, esse parece ser o melhor caminho para retomarmos o desempenho anterior.

Vamos PALMEIRAS!

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On