Vale a pena o Palmeiras “comprar” o Allianz Parque?

Diego Garcia Barboza (@diegogarbar)
Redação Mídia Palmeirense
Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Hoje os noticiários esportivos foram movimentados por uma notícia que saiu no Jornal Folha de S. Paulo: a WTorre, proprietária do Allianz Parque, está endividada, passando por uma crise financeira e não estaria conseguindo honrar seus compromissos com alguns fornecedores de serviços a Arena. As somatórias de suas dívidas chegariam em um valor próximo a R$80 milhões e, para saná-las nesse momento de crise (da empresa e do país), a construtora venderia o Allianz Parque para outra empresa, que assumiria o controle do Estádio. A AEG (administradora da Arena) parece ter manifestado interesse em adquirir o espaço multiuso e, segundo notícias de tempos atrás, o Palmeiras seria outro interessado em comprar o local com a ajuda de algum parceiro.

Logo pela tarde a WTORRE soltou uma nota oficial negando o assunto e afirmando que não possui interesse nenhum na venda do equipamento, já que o valor investido no negócio foi alto e o retorno esperado pela empresa maior ainda. Veja a nota oficial na íntegra:

O Grupo WTorre esclarece que não recebeu qualquer proposta, não foi procurado e não mandatou nenhuma entidade do mercado financeiro para a venda de sua arena multiuso. Em menos de um ano de operação, a arena recebeu mais de 1 milhão de pessoas, em shows, jogos de futebol e eventos corporativos, o que só reforça nossa convicção de que o trabalho que vem sendo desenvolvido está no caminho correto. Em que pese um ambiente macroeconômico deteriorado, a escassez de crédito que limita o desenvolvimento e a expansão dos negócios no País, enfatizamos que não temos nenhuma intenção de nos desfazermos de um ativo no qual investimos mais do que R$ 670 milhões. Investimos tempo e investimos nossos melhores recursos humanos. A WTorre tem total interesse no negócio e por isso permanece realizando os investimentos necessários para aprimorar continuamente o que já se mostrou ser um empreendimento vencedor e querido pela Torcida palmeirense e pelo público em geral – em que pese a indisposição que alguns membros do próprio clube nutrem em relação à nossa empresa e ao empreendimento. Apesar de contar com poucos meses de operação, podemos afirmar que a arena é um sucesso de crítica, de público, financeiro e comercial e é natural que desperte muito interesse e atenção.

São Paulo, Agosto de 2015,

WTorre S.A.”

Mesmo com a negativa oficial da empresa, achamos interessante fazer um exercício para analisar o que mudaria caso o Palmeiras assumisse o controle total do Allianz Parque. O que mudaria nesse caso?

Pontos Positivos:

– Fim da briga entre Palmeiras x Wtorre na Câmara de Arbitragem da FGV
– Precificação de ingressos a critério do clube, sem preocupações com as médias de anos anteriores
– Totalidade das cadeiras do Allianz Parque
– As receitas dos produtos, camarotes, restaurantes, patrocínios e naming rights passariam a ser integrais para o clube
– As datas de futebol não perderiam espaço para eventos, shows e etc
– Ganho de visibilidade para a Sociedade Esportiva Palmeiras
– O aluguel do campo para eventos corporativos diminuiria
– Prioridade para a melhora do gramado

Pontos Negativos:

– Além dos custos em dias de jogos, o Palmeiras arcaria com todos os custos do Allianz Parque (podendo chegar a ter prejuízo)
– Manutenção do equipamento (que está a cargo da WTORRE pelos próximos 30 anos)
– A disputa interna do clube poderia influenciar as decisões
– Gerenciamento da Arena Multiuso mais moderna da América Latina (levando em conta que o Palmeiras tinha dificuldades na manutenção do Palestra Itália, vide a deterioração das arquibancadas)

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Qual a conclusão do Mídia Palmeirense?

Certamente em termos financeiros, o clube teria uma receita muito maior. Se formos contar as projeções de lucros dos próximos 30 anos, do equipamento no geral, a receita dobraria (somando o que WTORRE + Palmeiras receberão com a parceria). Mas são importantes os custos da manutenção do Estádio e a falta de know how de administração da Arena. Em caso de prejuízo, o Palmeiras arcaria com a situação, diferentemente do que acontece hoje.

E aí torcedor palmeirense, o que você acha desse assunto?

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On