Números do Verdão em 2015: Dudu artilheiro, Prass ‘fominha’ e mais

O Palmeiras derrotou o Flamengo por 2 a 1 e encerrou a temporada 2015 com: um título, um time reconstruído, perspectivas positivas e, sobretudo, curiosidades.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Herói da conquista na Copa do Brasil sendo decisivo nas partidas importantes e nas disputas por pênaltis, o goleiro Fernando Prass, que renovou seu vínculo com o Verdão até o fim de 2017, foi o jogador que mais entrou em campo: 68 vezes. Foi, inclusive, a temporada que o arqueiro mais jogou pelo clube. Acossado por lesões, Prass fez 55 embates em 2013 e 32 em 2014.

O atleta de linha que mais atuou foi o zagueiro Vitor Hugo, com 58 duelos. Contratado no começo do ano após se destacar no América-MG, o defensor ‘boa praça’ foi o primeiro dos reforços a prolongar seu contrato com o clube. Em setembro, o camisa 31 assinou até o fim de agosto de 2020.

Atrás de Vitor (que foi bem também no ataque, com oito gols, e igualou a temporada do zagueiro Cléber em 1996) aparecem Rafael Marques, Lucas e Dudu, com 56 confrontos. Por falar no atacante baixinho, ele protagonizou um ano mágico. Além de fatal na decisão contra o Santos, ao balançar as redes adversárias duas vezes, o camisa 7 deixou sua marca contra o Flamengo, na derradeira rodada do Brasileirão, e terminou como o artilheiro isolado de 2015, com 16 gols. Rafa, com 15, ficou em segundo e Cristaldo, com 14, em terceiro.

16 gols, artilharia e muita raça: Dudu conquistou a torcida do Verdão em 2015. (Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

16 gols, artilharia e muita raça: Dudu conquistou a torcida do Verdão em 2015. (Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

No quesito assistências o melhor foi Robinho. Maestro, o meia deu 13 passes que resultaram em gols. Dudu deu 12 e Lucas, sete.

Base em alta

O processo de integração com as categorias de base rendeu muitos frutos em 2015. Ao todo, 13 jogadores foram utilizados (Fábio, João Pedro, Taylor, Nathan, Victor Luis, Wellington, Thiago Martins, Matheus Sales, Jobson, Renato, Juninho, Vinicius e Gabriel Jesus). Alguns, inclusive, suportaram uma pressão imensa, como Jesus, craque no sub-17 e que despertava muita expectativa na torcida, e Sales, que, com as lesões de Gabriel e Arouca, teve de mostrar serviço nas fases decisivas da Copa do Brasil.

Coletivas de imprensa

O goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Lucas foram os jogadores que mais concederam entrevistas coletivas ao longo do ano, com dez cada um. Robinho conversou nove vezes com os jornalistas

Com defesas fundamentais e recorde de jogos, Prass teve 2015 perfeito. (Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Com defesas fundamentais e recorde de jogos, Prass teve 2015 perfeito. (Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On