Disputando apenas uma melhor colocação na tabela, o Verdão foi melhor durante toda a partida e saiu com a vitória pelo placar de 2 a 1
Pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi até o Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo no Maracanã. Dudu e Vitor Hugo, ambos de cabeça, marcaram os gols que garantiram o triunfo alviverde. Com o resultado, o time chegou aos 53 pontos e terminou o Brasileirão em 9º lugar.
Campeão da Copa do Brasil e já classificado para a Libertadores do próximo ano, o Verdão foi para o Rio de Janeiro sem a maioria de seus titulares e com vários jovens formados nas categorias de base do clube.
E foi um dos jogadores formados no clube que teve a primeira chance de gol do jogo, logo aos 4 minutos. O lateral-direiro Taylor recebeu passe de Zé Roberto e chutou para o gol, mas o goleiro César saiu para fazer a defesa.
Nos primeiros minutos de jogo, o domínio era alviverde. Aos 10, Alecsandro teve a chance de marcar contra seu ex-clube. Depois de uma tentativa de tabela entre Dudu e Zé Roberto, o camisa 90 ficou com a bola e tentou mandar para o gol por cobertura. O chute passou perto, assustando o goleiro rubro-negro.
O Flamengo chegou pela primeira vez em um contra-ataque, aos 17. Everton recebeu dentro da área e tentou chutar para o gol, mas João Paulo foi preciso no corte e impediu a finalização.
Ao final do primeiro tempo, o Flamengo tinha equilibrado a posse de bola e as jogadas ofensivas. O Palmeiras, porém, jogava bem mais solto e trocava passes com tranquilidade, explorando a velocidade de Dudu pela esquerda e Taylor pela direita.
Sem substituições, o Verdão continuava jogando melhor que o adversário na volta para o segundo tempo. Faltava converter esta superioridade em finalizações e gols. Dudu era o principal jogador do time e o responsável pela armação da maioria dos lances de ataque.
Aos 11, Marcelo Oliveira fez sua primeira alteração: colocou Kelvin no lugar de Allione. Depois, aos 18, o atacante Alecsandro saiu para a entrada de Cristaldo.
Após os primeiros 20 minutos da segunda etapa, o Flamengo equilibrou a partida e teve algumas chances de abrir o placar no Maracanã, mas a defesa alviverde, bem posicionada, levou a melhor em todas elas.
Mas o Palmeiras respondeu rapidamente ao crescimento do adversário. Aos 26, Zé Roberto chutou forte da entrada da área. César fez a defesa, mas João Paulo ficou com o rebote. O lateral fez um cruzamento perfeito para Dudu, que subiu para desviar de cabeça e deixar o Verdão na frente. (Flamengo 0 x 1 Palmeiras)
No lance seguinte, os rubro-negros descontaram. Marcelo Cirino cruzou, a bola desviou em Vitor Hugo dentro da área e subiu muito. Fábio saiu para tentar ficar com a bola, mas Pará chegou primeiro e cabeceou para o gol, deixando tudo igual no placar mais uma vez.(Flamengo 1 x 1 Palmeiras)
Aos 39, o meia Juninho entrou no lugar de Zé Roberto. E pouco tempo depois já teve sua chance de marcar. César saiu jogando errado e o camisa 34 ficou com a bola, carregou para dentro da área e mandou uma bomba para o gol. O goleiro flamenguista, porém, se recuperou e mandou para escanteio.
Aos 44, João Paulo cobrou falta e o zagueiro-artilheiro Vitor Hugo mergulhou para marcar seu oitavo gol na temporada, garantir a vitória do Verdão e fechar o Campeonato Brasileiro com vitória. (Flamengo 1 x 2 Palmeiras)
Escalação: Fábio; Taylor, Vitor Hugo, Leandro Almeida e João Paulo; Amaral e Matheus Sales; Allione (Kelvin), Dudu e Zé Roberto (Juninho); Alecsandro (Cristaldo).
Cartão amarelo: Juninho
Gols
Flamengo: Pará (30′ – 2º Tempo)
Palmeiras: Dudu (26′ – 2º Tempo) e Vitor Hugo (44′ – 2º Tempo)