Ambev cobra do Allianz Parque contrato assinado em 1920

Ambev aciona o Allianz Parque por descumprimento de contrato, firmado pela empresa com o Palmeiras em 1920, em antiga escritura do terreno

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Em coluna do jornal Folha de São Paulo desta sexta-feira (21), a jornalista Mônica Bergamo informou que a Ambev (detentora da Antarctica) acionou o Allianz Parque questionando o descumprimento do contrato firmado com a Sociedade Esportiva Palmeiras em 1920.

Segundo a coluna, a empresa de bebidas afirma que a venda dos naming rights do estádio do Palmeiras não respeita a obrigação de “indicar em todos os reclames e anúncios que o estádio está situado junto ao Parque Antarctica“. Além disto, a parceria com a Itaipava, que hoje detém exclusividade da venda de cerveja na arena, também estaria descumprindo o acordo.

De acordo com o Palmeiras, em 1920, contando com o apoio da Companhia Matarazzo, o Palestra Itália efetuou a compra do campo de futebol e de grande parte do terreno do Parque Antarctica pelo valor total de 500 contos de réis, na época uma fortuna. No dia 27 de abril de 1920, o contrato entre as partes foi firmado. Na escritura de compra, as condições de favorecimento aos empregados e ao comércio dos produtos Antarctica eram explícitas: A exclusividade duraria 99 anos: desde a fundação do Parque, 1904, até 2003, só produtos daquela fábrica poderiam ser vendidos.

Cópia original da Escritura de Venda e Compra do Estádio Palestra Itália. (Fernando Gallupo/Blog Fernando Gallupo/Reprodução)

Cópia original da Escritura de Venda e Compra do Estádio Palestra Itália. (Fernando Gallupo/Blog Fernando Gallupo/Reprodução)

O contrato tem clausulas impossíveis de serem cumpridas atualmente, uma vez que o Parque Antarctica, que contava com espaço de 300 mil metros quadrados (incluindo a área comprada pelo Palmeiras), já não existe.

A WTorre afirma não ver qualquer fundamento jurídico na notificação enviada pela Ambev. Em seu posicionamento, a construtora diz não entender o que levou a cervejaria a comprar briga com uma torcida de mais de 16 milhões de consumidores palmeirenses que abraçou e se orgulha do nome Allianz Parque.

Vale lembrar que durante a reforma do estádio surgiram informações de que a Ambev não teria interesse em adquirir os naming rights da arena palmeirense, por não pretender vincular uma marca com um único clube e também porque a marca da cervejaria associada com o futebol seria a Brahma, já parceira de diversos clubes com o projeto Por um Futebol Melhor.

Entrada do Parque Antarctica em 1921. (Divulgação)

Entrada do Parque Antarctica em 1921. (Divulgação)

Atualização: Em contato com assessoria de imprensa da Ambev, recebemos a informação de que a empresa não comenta o assunto.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On