Histórico em estreias é aliado do Verdão para jogo de hoje

O Palmeiras inicia nesta terça-feira (16), no Uruguai, diante do River Plate, a caminhada em busca do bicampeonato da Copa Libertadores.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Leve para sua casa uma parte da história do Palmeiras.

Além da tradição alviverde na disputa do torneio continental, com um título, em 1999, e quatro finais (1961, 1968, 1999 e 2000), o Verdão possui outro aliado que pode ser favorável para iniciar com o pé direito a participação no campeonato mais importante da América do Sul: o bom retrospecto em estreias na história da competição.

Em sua 16ª participação, o Verdão já iniciou a Libertadores em outras 15 oportunidades, venceu 12 vezes, empatou um jogo e foi derrotado em apenas duas partidas. Esta será a quarta vez (duas vitórias e um empate) que o Palmeiras começará a competição fora do território brasileiro, ou seja, o clube iniciou a disputa 12 vezes no Brasil, sendo que apenas uma delas aconteceu fora de São Paulo (no Recife, em 1968, contra o Náutico). A última vez que o Alviverde estreou longe do país foi em 2005, contra o Tacuary, do Paraguai, na fase de pré-Libertadores – empate em 2 a 2.

O duelo com o River Plate-URU marcará o nono jogo de estreia da história contra uma equipe estrangeira, porém, a primeira vez diante um time do Uruguai. As outras foram contra Independiente-ARG, Alianza Lima-PER, The Strongest-BOL, Universidad de Chile-CHI, Tacuary-PAR, Deportivo Táchira-VEN, Real Potosí-BOL e Sporting Cristal-PER.

Elenco do Palmeiras campeão da Copa Libertadores de 1999. (Divulgação)

Elenco do Palmeiras campeão da Copa Libertadores de 1999. (Divulgação)

O goleiro Marcos, ídolo palmeirense e campeão da Copa Libertadores 1999, segue como jogador que mais participou de estreias da competição pelo clube. Ele atuou em 2000 (The Strongest-BOL), 2001 (Universidad de Chile-CHI), 2005 (Tacuary-PAR), 2006 (Deportivo Táchira-VEN) e 2009 (Real Potosí-BOL). Foram quatro vitórias e um empate.

River Plate-URU

O Palmeiras jamais enfrentou o River Plate-URU, adversário desta terça-feira (16), em partidas oficiais. No entanto, as duas equipes disputaram um jogo-treino no último mês de janeiro e o Palmeiras venceu por 4 a 0.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On