Precisando se recuperar no Campeonato Paulista, o Palmeiras não decepcionou a torcida e venceu o Rio Claro por 3 a 0 nesta quinta-feira (31), no estádio do Pacaembu
Com o resultado, o Verdão saltou para a segunda posição do grupo B do Paulistão, com 18 pontos, apenas um a menos que o líder Ituano.
O próximo compromisso do Verdão é o clássico com o Corinthians, no domingo (03), às 16h, no Pacaembu. Na quarta-feira (06), às 21h45, é a vez do duelo decisivo diante do Rosario Central-ARG, fora de casa, pela Libertadores.
O jogo
Visivelmente superior, o Verdão não demorou a pressionar os visitantes. Logo aos cinco minutos, Arouca arriscou o primeiro chute de fora da área, mas a bola foi por cima do gol. No lance seguinte, foi a vez de Jean bater de média distância e dar trabalho ao goleiro Lucas Frigeri.
Jogando com muita facilidade pelas laterais, o Palmeiras seguiu apertando. Aos oito, Egídio cruzou da esquerda e Gabriel Jesus cabeceou firme, mas Frigeri espalmou para escanteio. Já aos 20, Jean fez lançamento pela direita e Barrios apareceu por trás da zaga. Em boa condição, o centroavante bateu para fora, perdendo ótima oportunidade.
No minuto seguinte, Arouca escapou da marcação pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área. Alecsandro mergulhou para cabecear e mandou para fora, assustando novamente a defesa do Rio Claro.
Com sintomas de enjoo, o meia Robinho pediu para ser substituído aos 42. O argentino Allione entrou em seu lugar.
O bom primeiro tempo do Verdão foi recompensado aos 44: Jean cobrou escanteio para Alecsandro, que se antecipou à zaga do Rio Claro e tocou de cabeça. A bola ainda tocou no travessão, antes de entrar e fazer a festa da torcida palestrina. (Palmeiras 1×0 Rio Claro)
A segunda etapa começou mais aberta e, no primeiro minuto, Lucas Xavier se desvencilhou da marcação e arriscou o chute, exigindo boa defesa de Fernando Prass. O Palmeiras respondeu aos três, quando Egídio pegou sobra de bola pela esquerda e finalizou pela linha de fundo.
Aos nove, Gabriel Jesus roubou a bola no campo de ataque, escapou da marcação de três defensores do Rio Claro e mandou para as redes na saída de Lucas Frigeri. Golaço do camisa 33 e placar ampliado no Pacaembu. (Palmeiras 2×0 Rio Claro)
Mais tranquilo após os dois gols, o Palmeiras seguiu trocando muitos passes e dominando a partida. O técnico Cuca aproveitou para fazer modificações na equipe, sacando o volante Matheus Sales e o atacante Lucas Barrios, para as entradas de Thiago Santos e Rafael Marques.
A vitória certa virou goleada aos 42 minutos, quando Egídio recebeu pela esquerda e caprichou no cruzamento para Rafael Marques. O camisa 19 subiu e desviou para o fundo do gol, decretando o placar final do jogo. (Palmeiras 3×0 Rio Claro)
Escalação: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales (Thiago Santos), Arouca e Robinho (Allione); Gabriel Jesus, Alecsandro e Lucas Barrios (Rafael Marques).
Cartões amarelos: Matheus Sales, Robinho, Alecsandro, Egídio, Thiago Santos
Gols
Palmeiras: Alecsandro (44’ – 1º tempo), Gabriel Jesus (09’ – 2º tempo), Rafael Marques (41′ – 2º tempo)