Opinião: 19 deixados para trás!

Enfim, líderes do Brasileirão. Com uma atuação de respeito no último jogo, mantemos nossa invencibilidade de cinco jogos.

Compre a nova camisa dois do Palmeiras para 2016

Ian Lahor Amato (Bola Parada)

Nós pudemos ver um time bem ofensivo, e não é por menos que somos o maior ataque do campeonato, com 19 gols em 9 jogos, média de 2,1 gols por jogo.

Um fator primordial para esse desempenho tem nome, sobrenome e apelido: Alexi Stival, o Cuca. O gol de Jean de falta teve um “dedo” do treinador, que sempre treina jogadas de bola parada, ensaiadas na Academia de Futebol.

O Palmeiras do ano passado e começo desse ano mudou muito, e podemos levantar alguns fatores para explicar mudanças:

O time marca desde o ataque: A posição dos atacantes é de extrema importância, e dependendo do adversário, mescla jogadores no meio campo para conter as investidas do adversário, em especial, os laterais.

Time bem rápido e com grande posse de bola: Podemos perceber que o time do Palmeiras tem como características a rapidez e a qualidade nos passes, deixando de lado os “chutões” na época do Marcelo de Oliveira.

Elenco relativamente rodado: Depois do Paulistão, o elenco palestrino ficou mais enxuto, o que facilita o rodízio dos jogadores, mesclando jogadores da base com os mais experientes.

Ataque agressivo: Com exceção do jogo diante do Rosário Central, que o Palmeiras entrou pensando mais em se defender, quando colocou três zagueiros altos, os demais esquemas foram claramente voltados ao ataque. No jogo contra o Santa Cruz, no Allianz Parque, o Palmeiras jogou com Tchê Tchê e Moisés, ou seja, nenhum volante de marcação. Pelo menos seis jogadores do Palmeiras deram muito trabalho à defesa adversária no jogo: os atacantes Gabriel Jesus, Dudu e Róger Guedes, e os meio campistas, Tchê Tchê, Cleiton Xavier e Moisés.

Constantes mudanças no segundo tempo: Algo que Cuca tem feito constantemente e que sempre tem rendido frutos positivos para o Palmeiras. O treinador tem mostrado para a torcida que não tem time base. Já vimos jogos com atacantes de referência (Barrios ou Alecsandro), com um trio ofensivo e leve (menino Jesus, Róger Guedes e Dudu) e até mesmo com apenas um zagueiro no jogo contra o Grêmio.

Enfim, são atuações como essas que deixam os torcedores cheios de esperança por um título que não vemos a 22 anos! Força guerreiros! Esse título é nosso.

Com vitória sobre o Santa Cruz, Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Com vitória sobre o Santa Cruz, Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On