Com homenagens, Palmeiras comemora aniversário de 102 anos

Palmeiras sem limites: 102 anos de glórias e um futuro ainda mais imponente pela frente. Esse foi o tema da festa de aniversário dos 102 anos do Verdão

A celebração foi realizada nesta quinta-feira (25), no Espaço das Américas, em São Paulo-SP. Grandes momentos da história alviverde, como os 65 anos da Copa Rio, o título paulista de 1996 e a tradição do clube em Jogos Olímpicos foram lembrados, com homenagens emocionantes. Os Paralamas do Sucesso fecharam a noite com um show que invadiu a madrugada do dia 26 de agosto, data da fundação do Palestra.

“Pensei muito sobre o que dizer hoje, e a frase é: muito obrigado. Quando olhamos para onde estávamos e onde chegamos, é para encher de orgulho a todo palmeirense. Hoje, somos considerados o clube mais valioso do Brasil e da América Latina. Isso é um feito que todo palmeirense se orgulha. As coisas não acontecem por acaso, não é magica, é muito trabalho”, disse o presidente Paulo Nobre, no discurso que inaugurou a celebração.

“Acreditamos e provamos que administrar com responsabilidade gera sucesso econômico e esportivo, que é nosso objetivo. O Palmeiras é o maior Verdão do mundo, o clube verde mais popular do planeta. Somos sem dúvida a maior família do mundo. Conquistamos com muita galhardia a Copa do Brasil do ano passado, nosso 12º título nacional. Estamos satisfeitos? Jamais! Porque o Palmeiras é um time sem limites”, completou o presidente do clube.

A festa foi apresentada por duas belas palestrinas: a jornalista Claudia Reis e a atriz Diana Bouth, que conduziram os convidados ao longo de uma viagem no tempo pela história palmeirense. O músico Marcos Kleine, da banda Ultraje a Rigor, abriu os festejos tocando sua famosa versão do Hino alviverde na guitarra. A banda OsBocca ainda aproveitou a animação inicial dos convidados e fez uma apresentação da música “Alviverde Imponente”.

A festa de aniversário dos 102 anos do Palmeiras foi realizada quinta-feira (25), no Espaço das Américas. (Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+

A festa de aniversário dos 102 anos do Palmeiras foi realizada quinta-feira (25), no Espaço das Américas. (Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

A emoção que permeou toda a festa tomou conta dos presentes logo na primeira homenagem da noite, que relembrou os campeões paulistas de 1996. Vinte anos atrás, o Palmeiras encantou o Brasil com uma equipe que mais parecia uma seleção e levou o título do Campeonato Paulista com 102 gols marcados – recorde do clube até hoje. Um vídeo rememorou grandes momentos e todos os gols da conquista, eternizando o time dos 102 gols na festa dos 102 anos.

Paulo Nobre recepcionou os campeões estaduais no palco e os presenteou com uma placa comemorativa. Compareceram Elivélton, Flávio Conceição, Galeano, Luizão, Velloso e o capitão Cafu, além de uma lembrança póstuma a Alex Alves.

Outro atleta a marcar seu nome da história do Palmeiras e do futebol mundial foi o ex-ponta esquerda Ary Mantovani, autor de dois gols olímpicos em um mesmo jogo há 70 anos (goleada por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista, em 5 de outubro de 1946, no Palestra Italia). Até então, a Fifa não tinha registro de tal feito no futebol – a marca só foi repetida em 2012. Ary, que recebeu uma placa do Verdão, disputou 97 jogos pelo clube, com 58 vitórias e 33 gols.

A viagem pelo passado de lutas e glórias do Palmeiras passou ainda por uma das maiores conquistas do Alviverde: a Copa Rio de 1951, o primeiro Mundial de Clubes da história, que completou 65 anos em 2016. Foi a primeira vitória intercontinental do futebol brasileiro e a retomada da confiança nacional após a derrota na Copa de 50, no Maracanã. Brandãozinho, único campeão mundial ainda entre nós, aos 86 anos, foi homenageado por Nobre em nome da torcida.

A chama da tradição palmeirense nos esportes olímpicos também brilhou intensamente na festa. Três dos quatro representantes do Verdão que competiram entre os maiores nomes do esporte mundial nos Jogos do Rio 2016 foram condecorados: o técnico da Seleção Feminina de Tênis de Mesa, Hugo Hoyama, a atleta do tiro com arco Sarah Nikitin e o medalhista Gabriel Jesus – primeiro ouro do Verdão na história dos Jogos, após 12 bronzes. A mesatenista Gui Lin, que não pôde comparecer, também foi citada.

O goleiro Fernando Prass e o zagueiro Mina, o ex-judoca Henrique Guimarães (coordenador do judô do Palmeiras e medalhista olímpico em Atlanta-1996) e o ex-halterofilista Luiz Gonzaga de Almeida (técnico do levantamento de peso do Verdão desde 1967, com três Olímpiadas disputadas) também foram chamados ao palco. Foram lembrados ainda o médico da seleção brasileira de natação e fisiologista do clube, Gustavo Magliocca, e o massagista Serginho, do futebol.

A mais recente conquista do futebol do Palmeiras, comemorada até hoje pela torcida palestrina, não poderia ficar de fora da festa. Alguns representantes do time campeão da Copa do Brasil de 2015 marcaram presença em um momento de grande celebração dos convidados, quando os jogadores foram chamados ao palco para receberem a faixa do presidente Paulo Nobre. Um vídeo com os principais momentos da campanha do tricampeonato foi exibido no telão.

Para receber o 102º ano do Palmeiras em alto astral, o presidente Paulo Nobre, os vices Mauricio Galiotte, Genaro Marino, Jesse Ribeiro e Victor Fruges, o diretor social, Roberto Silva, o presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Augusto Pompeu de Toledo, e o presidente do COF, Carlos Afonso Della Monica, bridaram ao Palmeiras e foram acompanhados por todo o salão ao cantar o Hino a plenos pulmões, antes do show dos Paralamas do Sucesso.

O vídeo que fechou a festa projetou o futuro do Verdão, mostrando que o “Campeão do Século XX” caminha a passos largos para fazer história também no século XXI. Com respeito ao passado e sempre de olho no que há por vir, a Sociedade Esportiva Palmeiras comemorou seus 102 anos com a grandeza que permeia sua história: sem limites para evoluir, sem limites para conquistar e sem limites para a emoção. Rumo a um futuro ainda mais forte e imponente!

Veja mais

Autor: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Compartilhe Este Post