Palmeiras inicia Copa do Brasil em casa contra Botafogo-PB

Tricampeão da Copa do Brasil (1998, 2012 e 2015), o Verdão já sabe quem será o seu primeiro adversário na edição de 2016 da competição.

Em sorteio realizado na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), definiu-se que Palmeiras e Botafogo-PB será um dos confrontos das oitavas de final – por ter participado da Copa Libertadores deste ano, o clube alviverde não disputou as três primeiras fases do torneio.

As datas base para as oitavas de final são 24 de agosto e 21 de setembro.Por conta da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o dia 31 de agosto também foi incluído na programação. A primeira partida será disputada com mando alviverde, no Allianz Parque, com volta marcada para João Pessoa, na Paraíba.

Esta não é a primeira vez que a equipe palestrina mede forças com o Botafogo-PB, já que isso também aconteceu em 1977 e 1995, quando o time paulista venceu por 2 a 0 (Brasileiro) e 5 a 0 (amistoso), respectivamente. O Treze-PB, por sua vez, encarou o Alviverde em três oportunidades, sendo duas vitórias palmeirenses por 4 a 1 (Brasileiro de 1986) e 2 a 0 (Brasileiro de 1987) e um empate em 1 a 1 (Brasileiro de 1977). No total, o Verdão soma cinco jogos contra adversários da Paraíba, com quatro triunfos, um empate e nenhuma derrota.

Em 2015, após eliminar rivais importantes como Cruzeiro, Internacional e Fluminense, o Verdão disputou o título da Copa do Brasil com o Santos em dois duelos: tropeço por 1 a 0, na Vila Belmiro, e 2 a 1 a favor, dentro do Allianz Parque. Com isso, a decisão se encaminhou para as penalidades máximas, e, em grande noite do goleiro Fernando Prass (que defendeu uma das cobranças santistas e fechou a série verde e branca), o clube terminou a temporada com mais um troféu em sua galeria.

Histórico na Copa do Brasil

O Palmeiras entrou em campo 136 vezes pela Copa do Brasil. Foram 80 vitórias, 31 resultados iguais e 25 derrotas – com 272 gols marcados e apenas 135 sofridos. No ano passado, quando o clube levantou a taça da competição pela terceira vez na história, foram 13 jogos, oito vitórias, três empates e dois reveses, anotando 25 tentos e sofrendo 14.

A maior sequência invicta do time do Palestra Italia no torneio aconteceu entre abril de 1993 e maio de 1996. Foram 17 jogos no total, com 11 triunfos e seis empates, além da equipe palestrina ter balançado as redes 41 vezes e ter sido vazada em apenas 13 oportunidades.

Confira abaixo todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2016:

São Paulo x Juventude
Corinthians x Fluminense
Santos x Vasco
Palmeiras x Botafogo-PB
Grêmio x Atlético-PR
Internacional x Fortaleza
Cruzeiro x Botafogo
Atlético-MG x Ponte Preta

Veja mais

Autor: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Compartilhe Este Post