Na partida que abriu a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi até Itaquera para enfrentar o Corinthians, às 16h deste sábado (17).
Líder do Brasileirão com 51 pontos, a equipe enfrenta o Coritiba na próxima rodada, no Allianz Parque, sábado, às 16h. Antes disso, o Verdão tem o Botafogo-PB pela Copa do Brasil, na quarta-feira (21).
O jogo
O Corinthians começou com marcação alta e ficando mais tempo com a bola nos pés. A equipe palmeirense suportou bem a pressão inicial e, logo na primeira chance de ataque, Dudu recebeu pela direita e cruzou para Moisés, que chutou. A bola bateu no volante Cristian e, no rebote, Moisés, desta vez de cabeça, abriu o placar em Itaquera. (Corinthians 0 x 1 Palmeiras)
Em desvantagem no placar e jogando em casa, o Corinthians continuava com mais posse de bola, porém criava poucas chances de finalização. O Palmeiras tinha o contra-ataque, mas faltava caprichar no último passe.
A partida era tensa e a arbitragem irritava os jogadores dos dois times. Aos 39, Jailson cobrou tiro de meta, Dudu dominou e cruzou para Erik, que invadiu a área e completou de cabeça. Cássio estava atento e fez a defesa com tranquilidade.
Aos 42, Moisés acertou belo passe para Dudu, que ganhou da marcação na velocidade e saiu na cara do goleiro alvinegro. O atacante, porém, não conseguiu ajeitar para bater, e teve que carregar até a linha de fundo para conseguir finalizar. A bola ficou fácil para Cássio.
No segundo tempo, Thiago Santos voltou no lugar de Gabriel, que foi advertido com um cartão amarelo na primeira etapa. E a primeira chance clara de gol na etapa complementar foi do Verdão: aos três, após cobrança de escanteio, Edu Dracena apareceu livre de marcação e cabeceou. A bola passou muito perto da trave.
Em seguida, o Corinthians respondeu com Romero. Jailson saiu bem e impediu a finalização do atacante corintiano. A próxima chance foi alviverde: Moisés, um dos destaques da equipe no jogo, driblou os defensores corintianos pela esquerda e passou para Leandro Pereira na pequena área. O atacante finalizou e Cássio fez boa defesa para impedir o segundo do Palmeiras.
O jogo era mais movimentado na segunda etapa. O Verdão criava mais chances com a bola rolando e levava perigo nos lances de bola parada, enquanto os mandantes pressionavam e tentavam se recuperar no placar.
Aos 23, Dudu foi substituído por Rafael Marques. Em seguida, Marlone chutou da esquerda, mas a bola desviou na defesa alviverde e foi para fora. Léo Principe colocou o braço na bola, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Jean cobrou a falta e o zagueiro Mina, de pé direito, ampliou para o Palmeiras. Foi o terceiro gol do colombiano com a camisa alviverde, todos eles em clássicos: o camisa 26 marcou contra Santos, São Paulo e Corinthians. (Corinthians 0 x 2 Palmeiras)
Aos 34, Leandro Pereira deu lugar a Róger Guedes. O Palmeiras ainda teve chances de ampliar antes do final do jogo e o Corinthians, com um jogador a menos e dois gols de desvantagem, não conseguiu se recuperar.
Escalação: Jailson; Jean, Mina, Edu Dracena e Egídio; Gabriel (Thiago Santos), Moisés e Tchê Tchê; Dudu (Rafael Marques), Erik e Leandro Pereira.
Cartões amarelos: Gabriel, Thiago Santos, Moisés e Lendro Pereira.
Gols
Palmeiras: Moisés (04’ – 1º Tempo), Mina (31′ – 2º Tempo)