Palmeiras vence o São Paulo na final e conquista o título do EFIPAN

O time Sub-14 do Palmeiras brilhou e, com méritos e grande desempenho, sagrou-se campeão do 37º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), disputado em Alegrete-RS

Invicto, o Verdão confirmou o favoritismo na final ao vencer o clássico contra o São Paulo, por 2 a 0, no Estádio Municipal Farroupilha, neste domingo (29), e terminou com a melhor campanha no geral. O Alviverde teve ainda o melhor ataque, a melhor defesa e o artilheiro.

Foi o terceiro título do Palmeiras na história do EFIPAN, que mantém o clube como único paulista a levantar a taça de uma das maiores competições da categoria – havia vencido anteriormente em 1983 e 1984. Participaram os jogadores do time Sub-14 do Verdão – ou seja, formado pelos atletas campeões do Paulista Sub-13, em novembro de 2016, também sob o comando do técnico Rogério Ferreira, e que subiram de categoria no início deste mês.

A final comprovou a superioridade demonstrada pelos palmeirenses ao longo de todo o torneio. O time foi melhor no primeiro tempo, pressionou e só não abriu o placar graças a três grandes defesas do goleiro são-paulino. Na segunda etapa, Lúcio abriu o placar de cabeça, aos três minutos, e Ruan anotou o segundo gol, aos 19 minutos – Ruan, inclusive, terminou como o artilheiro do torneio, com dez gols marcados. Ao todo, o Palmeiras anotou 32 gols e sofreu somente três.

“A nossa sensação é de missão cumprida. Sabíamos que seria difícil, fazia tempo que não participávamos do EFIPAN. A competitividade é muito alta, mas nossos números deixam evidente que o título foi merecido. Esse torneio é muito bom para a formação desses meninos, acredito que seja a principal competição dessa categoria”, afirmou o técnico Rogério Ferreira, que celebra seu segundo título no Verdão após conquistar o Paulista Sub-13 de 2016.

Verdão tem campanha irretocável na EFIPAN 2017 e bateu rival paulista na grande decisão. (Divulgação)

Verdão tem campanha irretocável na EFIPAN 2017 e bateu rival paulista na grande decisão. (Divulgação)

O Alviverde havia encerrado a primeira fase na liderança geral, com 16 pontos. Nos mata-matas, o time deixou para trás Independiente Del Valle e Defensor, além do São Paulo na final. Participaram do EFIPAN grandes clubes do Brasil e da América do Sul: Palmeiras, Chapecoense, Juventude, São Paulo, 3 de Febrero (Paraguai), Nacional (Uruguai), Peñarol (Uruguai), Grêmio, Internacional, Criciúma, Avaí, Flamengo de Alegrete, Defensor (Uruguai) e Independiente Del Valle (Equador).

A taça do EFIPAN é a segunda conquistada pelas categorias de base do Palmeiras em janeiro de 2017, já que o time Sub-13 foi campeão da 12ª Copa de Futebol Cidade Verde, disputada em Três Coroas-RS. Também invicto, o time alviverde obteve cinco vitórias e um empate, com 26 gols marcados e seis sofridos, e levou o troféu depois de vencer o Grêmio, por 1 a 0, na final.

Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano – EFIPAN – 2017

Final:
29/01: Palmeiras 2 x 0 São Paulo – Estádio Farroupilha

Semifinal:
28/01: Palmeiras 3 x 1 Defensor-URU – Estádio Farroupilha

Quartas de Final:
26/01: Palmeiras 8 x 0 Independiente Del Valle-EQU – Estádio Farroupilha

Primeira Fase:
14/01: Chapecoense 0 x 5 Palmeiras – Estádio Farroupilha
16/01: Palmeiras 3 x 0 3 de Febrero – Estádio Farroupilha
18/01: Nacional-URU 0 x 3 Palmeiras – Estádio Farroupilha
19/01: Palmeiras 2 x 2 Peñarol-URU – Estádio Farroupilha
21/01: São Paulo 0 x 3 Palmeiras – Estádio Farroupilha
25/01: Juventude 0 x 3 Palmeiras – Estádio Farroupilha

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On