Afinal, quando Miguel Borja deve estrear pelo Palmeiras?

Após a contratação do atacante colombiano Miguel Ángel Borja, a torcida palmeirense já está ansiosa para ver o reforço em campo com a camisa do Verdão

Compre a nova jaqueta de viagem do Verdão!Ansiosos para ver o matador em ação e balançando as redes adversárias, os palestrinos querem saber: quando deve ser a estreia do melhor jogador das Américas em 2016?

No momento, o Palmeiras disputa a primeira fase do Campeonato Paulista de 2017. Para isto, já inscreveu os 28 jogadores permitidos nesta fase. De acordo com o regulamento da competição (veja abaixo), é vedada a substituição destes jogadores, a não ser em casos de lesão.

A dúvida de muitos é se Borja não poderia substituir Tchê Tchê ou Fabiano. Com pequena lesão no ombro, o meio-campista deve ser desfalque do Verdão por 4 a 6 semanas, voltando possivelmente na 9ª ou 10ª rodada (das 12 iniciais). Já o lateral direito, sofreu lesão no músculo posterior da coxa direita e ficará fora por aproximadamente seis semanas. Nas duas hipóteses, teríamos o atacante à disposição em breve e nosso meia poderia estar na lista de até 4 substitutos para a segunda fase.

Porém, parece que essa manobra não será possível. O regulamento fala em “lesão que afaste do restante da Competição” e este, aparentemente, não é o caso nem de Tchê Tchê, nem de Fabiano. Vale lembrar que, ainda que o Comitê Médico da FPF considerasse a lesão como mais grave do que prevê nosso departamento médico, os jogadores não poderiam retornar para a disputa segunda fase.

Sem poder atuar na primeira fase do Paulista, devemos ver Borja em ação apenas na Libertadores, onde o Palmeiras estreia na fase de grupos no dia 08 de março, contra o classificado do confronto entre Atlético Tucumán e Junior de Barranquilla. Pelo Paulista, a segunda fase da competição, em quartas de final, tem o primeiro jogo marcado para 02 e volta no dia 04 de abril.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL PROFISSIONAL – PRIMEIRA DIVISÃO – SÉRIE A1 – 2017

CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 14 – Os atletas deverão ser registrados, para a primeira rodada da Competição, no Departamento de Registro da FPF até o dia 27 de janeiro de 2017, permitindo-se registros adicionais para a disputa da primeira fase da Competição até o dia 03 de março de 2017.

§1º – Para que os atletas tenham condição de jogo, os Clubes deverão inscrever para a disputa da Competição até 25 (vinte e cinco) jogadores de linha e 03 (três) goleiros dentre aqueles previamente registrados, sendo que para a primeira rodada, uma primeira relação deverá ser obrigatoriamente apresentada até o dia 02 de fevereiro de 2017, mediante preenchimento através do sistema “on line” da FPF, http://extranetclube.fpf.org.br.

§2º – Tal relação poderá ser complementada a qualquer momento até o dia 03 de março de 2017, sendo vedada, para a disputa da primeira fase da Competição, qualquer substituição na relação anteriormente apresentada, exceto no que concerne ao Parágrafo 3º deste artigo.

§3º – O atleta lesionado poderá ser substituído pelo Clube, somente até o término da primeira fase da Competição, através da remessa de laudo médico comprobatório da lesão que o afaste do restante da Competição e após a devida aprovação do Comitê Médico da FPF, quando o DCO promoverá a substituição do atleta lesionado por novo atleta a ser inscrito pelo Clube, independentemente do prazo constante deste REC para registro de atletas para a disputa da Competição.

Art. 15 – Os clubes classificados para a fase de quartas de final da Competição poderão substituir até 04 (quatro) atletas da relação original, mediante alteração a ser efetuada no sistema “on line” da FPF http://extranetclube.fpf.org.br, até o dia 31 de março de 2017, independentemente do prazo constante deste REC para registro de atletas para a disputa da Competição.

'Rei da América', Borja acertou com o Verdão por cinco anos. (Divulgação)

‘Rei da América’, Borja acertou com o Verdão por cinco anos. (Divulgação)

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On