Derby chega a 100 anos com 361 confrontos e vantagem alviverde

O clássico entre Palmeiras e Corinthians completa 100 anos de história nesta temporada com vantagem alviverde no retrospecto geral

Compre a nova jaqueta de viagem do Verdão!

De 1917 até hoje, os times se enfrentaram 361 vezes – os números oficiais contabilizam todas as partidas que colocaram os rivais frente a frente em um campo de futebol, sem distinção de competição ou de tempo de jogo regulamentar – e o Verdão venceu 129 duelos, empatou em 110 oportunidades e foi derrotado em 122 embates, com 518 gols marcados e 472 sofridos.

O Palmeiras sempre considerou os nove Derbys (4V, 3E e 2D) disputados pelo Torneio Início do Campeonato Paulista entre 1919 e 1969 – portanto, 50 anos de história em uma competição oficial, organizada pelas FPF e com a presença de seus filiados -, e também o empate em 0 a 0 válido pela Taça Henrique Mündel, competição disputada entre Palmeiras, Corinthians, Portuguesa e São Paulo a fim de arrecadar fundos para o time tricolor, que vivia grave crise financeira.

As dez partidas descartadas pelos alvinegros foram disputadas em menos de 90 minutos (assim como, por exemplo, os jogos de Paulista nas décadas de 10 e 20, que tinham apenas 80 minutos ou até menos, como no caso do Paulista de 1918, prejudicado pela Gripe Espanhola, cujos jogos eram de 35 por 35 minutos). As primeiras versões dos Almanaques dos dois clubes, inclusive, contabilizavam esses dez confrontos.

Veja também: Especial: 100 Anos – Palmeiras x Corinthians

O primeiro Derby de todos os tempos foi disputado no dia 6 maio de 1917, no Parque Antártica, válido pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória palestrina por 3 a 0. Naquela ocasião, em que o grande destaque foi o ponta-direita Caetano, autor dos três tentos do triunfo, o Palestra foi a campo com Flosi; Bianco Gambini e Grimaldi; Picagli, Bertolini e Arturo Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli.

Desde então, o Palmeiras estabeleceu a maior goleada da história do clássico (8 a 0, em 1933), levou a melhor na primeira decisão de campeonato entre os rivais (2 a 1, em 1936), faturou o título do torneio de inauguração do Pacaembu (2 a 1, em 1940), ampliou o jejum de títulos do rival para 21 anos (1 a 0, em 1974), saiu da fila com direito a goleada (4 a 0, em 1993), conquistou o primeiro e único Campeonato Brasileiro decidido com um Derby (1 a 1, em 1994) e eliminou o rival duas vezes seguidas da Libertadores (1999 e 2000), entre outros feitos.

Na Arena Corinthians, palco do duelo desta quarta-feira (22), os dois clubes já mediram forças em quatro oportunidades. A equipe palestrina venceu duas vezes, foi derrotado em um único jogo e empatou outro – após a igualdade, no entanto, a decisão foi para os pênaltis, valendo uma vaga na final do Campeonato Paulista de 2015, e o Verdão levou a melhor no primeiro Derby eliminatório da casa alvinegra.

A partida mais recente entre as equipes, aliás, aconteceu justamente na casa do rival. O Palmeiras venceu por 2 a 0, gols de Moisés e Yerry Mina, pelo Campeonato Brasileiro de 2016. Sob o comando do técnico Cuca, o Alviverde jogou com Jailson; Jean, Mina, Edu Dracena e Egídio; Gabriel (Thiago Santos), Tchê Tchê, Moisés, Dudu (Rafael Marques) e Erik; Leandro Pereira (Róger Guedes).

Moisés marcou o primeiro gol da vitória do Palmeiras sobre o Corinthians no último Derby. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Moisés marcou o primeiro gol da vitória do Palmeiras sobre o Corinthians no último Derby. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On