Alan e Vitão brilham na conquista do Sul-Americano Sub-17 pelo Brasil

Com um show do meia Alan, revelação da base do Palmeiras, a Seleção Brasileira conquistou de forma invicta o título do Sul-Americano Sub-17 disputado no Chile, na noite deste domingo (19)

Seu bebê caracterizado com as cores do Verdão, com muita fofura.

Camisa 10 do Brasil, o jogador do Verdão marcou três gols na goleada por 5 a 0 sobre os donos da casa e ajudou o país a vencer pela décima segunda vez o troféu da competição. O zagueiro Vitão, também atleta do Sub-17 alviverde, foi capitão da equipe e levantou a taça.

A Seleção Canarinho disputou nove jogos, ganhou sete e empatou dois – o Brasil terminou o Hexagonal Final com 13 pontos, quatro a mais que o Chile, vice-campeão. Além do troféu, a boa campanha garantiu, com antecedência, a vaga no Mundial Sub-17 da Índia, que será disputado no próximo mês de outubro. Além dos três gols contra o Chile, Alan já havia brilhado na vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia, quando deu as três assistências do jogo.

“Vamos comemorar bastante depois desse jogo. Todos os jogos foram muito difíceis, tratamos como final, tentamos ser consistentes em todos. Vamos trabalhar bastante até outubro e vamos em busca do título no Mundial”, afirmou o meia do Palmeiras, que começou a atuar pela categoria Sub-20 do clube ainda no ano passado, aos 16 anos de idade.

Capitão da equipe, Vitão também teve papel decisivo na conquista do torneio. Por iniciativa da comissão técnica da Seleção Brasileira, os próprios jogadores deveriam votar em quem acreditavam ser o mais preparado para assumir a função de líder antes da viagem. O zagueiro palmeirense foi eleito quase que por unanimidade – liderança, postura dentro e fora de campo, entrega e exemplo foram algumas das justificativas dadas pelos atletas na escolha.

Os dois palmeirenses repetiram ainda o feito alcançado em 2015, quando venceram juntos o Sul-Americano Sub-15 com a Seleção Brasileira – na ocasião, Alan recebeu o prêmio de melhor atleta da final. Além de inúmeras convocações preparatórias para o Sul-Americano no ano passado, eles foram campeões recentemente da BRICS Cup, em outubro. A dupla palmeirense ainda participou de outros torneios e amistosos internacionais pela Seleção no período.

Tanto Vitão quando Alan fazem parte do processo de integração entre base e Profissional adotado pelo Palmeiras. Além de terem serem monitorados e avaliados constantemente pela comissão técnica profissional, os dois recebem oportunidades de passarem por intercâmbio de treinamentos junto ao elenco principal. Vitão realizou pré-temporada com o técnico Eduardo Batista e ficou no banco de reservas no amistoso contra a Chapecoense, em janeiro deste ano.

A Seleção Brasileira Sub-17 poderia ter ainda um terceiro representante no Sul-Americano: o lateral Lucas Rosa, que também integrava a pré-lista e se preparava com os companheiros na Granja Comary, mas acabou fora da lista final depois de sofrer uma fratura na perna esquerda. O Mundial Sub-17 será disputado entre os dias 6 e 28 de outubro, na Índia.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On