O clássico deste sábado entre Palmeiras e São Paulo, às 16h, válido pela 8ª rodada do Campeonato Paulista 2017, marcará a 42ª vez em que as equipes medirão forças no Palestra Italia / Allianz Parque
Nos 41 encontros anteriores, o Verdão construiu uma vantagem significa de vitórias: são 20 triunfos alviverdes contra 10 dos são-paulinos – ou seja, o dobro –, além de 11 empates.
Considerando apenas jogos no Allianz Parque – a arena alviverde foi inaugurada em novembro de 2014 –, a vantagem verde e branca é ainda maior. Foram três partidas e todas foram vencidas pelos donos da casa. Em 2015, o Verdão superou o São Paulo por 3 a 0, no Campeonato Paulista, e 4 a 0, no Brasileirão. No ano passado, a vitória foi por 2 a 1, também pelo Campeonato Brasileiro.
O primeiro Choque-Rei no Palestra Italia foi vencido pelo time do Morumbi por 3 a 2, em 1936, mas no mesmo ano, poucos meses depois, o Alviverde tratou de aplicar sonoro 3 a 0 sobre os rivais e iniciar o que seria uma série de 10 jogos de invencibilidade (nove vitórias e um empate).
A atual sequência invicta também é bastante significativa. Sem ser derrotado pelo São Paulo no Palestra Italia / Allianz Parque desde 2007, o Palmeiras venceu cinco dos últimos sete jogos neste período e empatou duas vezes.
Já a maior goleada registrada no Choque-Rei na casa alviverde foi justamente a de 2015, pelo Campeonato Brasileiro, quando Leandro Pereira, Victor Ramos, Rafael Marques (ainda no elenco e relacionado para o jogo deste sábado) e Cristaldo marcaram os gols e ajudaram o Alviverde a vencer por 4 a 0. Naquela oportunidade, ainda sob o comando do técnico Marcelo Oliveira, o Verdão foi a campo com Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Arouca e Robinho (Cleiton Xavier); Rafael Marques, Dudu (Gabriel Jesus) e Leandro Pereira (Cristaldo).