Seleção Brasileira volta ao estádio onde jogou pela 1ª vez em SP há 95 anos

O Allianz Parque será o anfitrião de mais uma partida da Seleção Brasileira, que nesta terça-feira (10) enfrenta a Seleção Chilena, às 20h30 (de Brasília)


Pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018. Em 2015, a moderna arena do Palmeiras, inaugurada no ano anterior, recebeu o Brasil na vitória por 2 a 0 sobre o México. Antes disso, porém, a casa alviverde já havia sido palco de outros cinco jogos da Seleção: o primeiro deles, em 22 de outubro de 1922, portanto há 95 anos, época em que ainda era denominada Parque Antarctica – aquele também foi o primeiro jogo do time canarinho na cidade de São Paulo.

Pôster da Seleção Brasileira que jogou pela primeira vez no Parque Antarctica, em 1922, contra a Argentina

O adversário da equipe brasileira na ocasião de sua primeira partida na capital paulista foi a Argentina, em duelo válido pela Copa Roca. A Seleção saiu vitoriosa por 2 a 1, e os dois gols brasileiros foram marcados pelo atacante Gambarotta. Esse jogo diante da equipe argentina marcou não só a primeira partida da Seleção no Parque Antarctica (que também foi a primeira na cidade de São Paulo), mas também entrou para a história por ser o debute do escrete nacional fora do Rio de Janeiro: até então, a equipe havia realizado 33 partidas desde 1914, ano em que fora fundada, sendo que, todas elas – com exceção dos jogos realizados em países vizinhos, devido aos compromissos internacionais do Brasil –, haviam sido em solo carioca.

O retrospecto do Brasil atuando na propriedade palmeirense, inclusive, é animador: em um total de seis disputas, sofreu um único revés; dos outros cinco jogos, o Brasil venceu quatro e empatou o outro. Foram incríveis 16 gols marcados contra apenas oito sofridos atuando no local.

Dentre as exibições da Seleção Brasileira no Parque Antarctica, uma delas em especial chama a atenção do torcedor palmeirense: um dos jogos do time canarinho no estádio foi justamente contra o Verdão. O fato ocorreu em 1934, quando o Parque Antarctica já se chamava Estádio Palestra Italia, e a esquadra alviverde – à época denominada Palestra Italia – era a equipe mais forte do país, pois vinha da conquista de um tricampeonato paulista (1932-33-34), além de um Torneio Rio-São Paulo (1933, o primeiro título da era profissional do futebol brasileiro). Vale lembrar que o Paulistão era um dos estaduais de maior apelo naquele período.

Mesmo com o Palestra jogando em casa, a vitória ficou com a Seleção Brasileira por 4 a 1 – Romeu Pellicciari anotou o tento esmeraldino. Àquela altura, porém, o placar era um mero detalhe, já que aquele jogo amistoso serviu apenas para coroar a temporada brilhante da equipe comandada pelo técnico Humberto Cabelli. O fato de receber a poderosa Seleção Brasileira em sua casa, por si só, já era um mérito que se estendia a poucos. Na ocasião, o Palestra foi a campo com Aymoré Moreira; Carnera e Narciso; Tunga, Dula e Zezé Moreira; Avelino, Sandro, Romeu Pellicciari,  Carnieri (Carrazzo) e Imparatinho.

Outra partida que não se pode deixar de citar quando o assunto é Seleção Brasileira no Parque Antarctica foi o prélio disputado entre Palmeiras e o time olímpico do Brasil em 1972. A lendária Segunda Academia do Alviverde, comandada por Oswaldo Brandão, recebeu os jovens talentos canarinhos que naquele ano disputaram a Olimpíada de Munique: o jogo terminou empatado sem gols, mas não é computado para efeito de estatísticas aos jogos do time principal – assim como as partidas válidas por outras categorias inferiores (tais como Sub-15, Sub-17 etc).

O Parque Antarctica era um dos principais palcos de eventos esportivos no início do Século XX

Jogando em São Paulo, a Seleção Brasileira ostenta uma invencibilidade de 38 jogos. É a capital brasileira onde há mais tempo a Seleção Brasileira não é vencida: são 53 anos sem ser batido. A última derrota aconteceu em 3 de junho de 1964, no Pacaembu, para a Argentina (0x3), pela Taça das Nações. Desde então, foram 27 vitórias e 11 empates. De todos os 71 jogos disputados na capital paulista, o time canarinho foi batido por apenas cinco vezes.

Além da gigantesca sequência invicta em casa, o esquadrão brasileiro também está perto de ampliar uma marca que estabeleceu recentemente, pois pode emplacar o 10º triunfo seguido em São Paulo. Atualmente com uma série de nove vitórias, a sequência mais próxima já imposta pela Seleção havia sido de seis resultados positivos consecutivos entre 1958 e 1962, período em que o esquadrão nacional conquistou duas Copas do Mundo (na Suécia e no Chile).

Confira a lista completa dos jogos da Seleção Brasileira no Parque Antarctica/Palestra Italia/Allianz Parque:

22/10/1922 – Brasil 2×1 Argentina (Copa Roca)
02/07/1931 – Brasil 6×1 Ferrencvaros-HUN (Amistoso)
16/12/1934 – Palestra Italia 1×4 Brasil (Amistoso)
18/02/1940 – Brasil 2×2 Argentina (Copa Roca)
25/02/1940 – Brasil 0x3 Argentina (Copa Roca)
07/06/2015 – Brasil 2×0 México (Amistoso)

 

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On