Além de garantir vaga para as oitavas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Verdão impôs o placar mais elástico desta edição do torneio, ao lado dos 7 a 0 aplicados pelo Botafogo-RJ sobre o River-PI.
O Palmeiras se classificou com uma incrível goleada por 7 a 0! Os gols foram marcados por Fernando, Yan, Gabriel Furtado, Luan, Matheus Neres e Papagaio (duas vezes). A partida aconteceu no Joaquinzão, em Taubaté (SP), e o jogo teve início às 11h deste domingo (14). O Verdão agora aguarda o vencedor do confronto entre Água Santa e Vasco para conhecer seu adversário da próxima fase (a data e o horário do confronto serão divulgados nos próximos dias).
O gol que abriu o placar, de Fernando, fez com que o atacante consolidasse como artilheiro palmeirense isolado na Copinha, com quatro gols. Individualmente, o volante Gabriel Furtado e o atacante Yan tiveram o que comemorar, pois balançaram as redes em dois jogos consecutivos. A partida foi boa também para o atacante Papagaio, que saiu do banco de reservas e marcou dois gols.
A vitória sobre o Taubaté também melhorou o retrospecto invicto do Verdão, que agora acumula cinco triunfos e um empate em seis jogos. O Alviverde busca o título inédito da mais tradicional competição de base do país. Curiosamente, todos as atuações do Verdão até aqui foram no Joaquinzão, em Taubaté, já que a cidade sediou o time em toda a primeira fase (na segunda fase, o Verdão recebeu o Botafogo-PB no local).
A cidade de Taubaté, aliás, costuma trazer sorte para o Palmeiras: foi lá onde o Alviverde se instalou na primeira Copinha de 2007. Além disso, em 2003, ano do último vice-campeonato do Verdão, o time disputou dois jogos na cidade: venceu o próprio Taubaté, nas oitavas de final (nos pênaltis, por 4 a 3), e superou o Vitória, nas quartas de final (por 3 a 2 no tempo regulamentar).
A boa atuação do Palmeiras na Copinha 2018 tem explicação: o time vem embalado da conquista do Campeonato Paulista Sub-20 no final da última temporada, com uma campanha avassaladora (23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos, além do melhor ataque e defesa menos vazada – 75 gols marcados e 19 sofridos).
O sucesso da base palmeirense na temporada de 2017, inclusive, não se restringe ao time Sub-20. O ano passado pode ser considerado mágico na história do Verdão, já que o clube teve, pela primeira vez, as cinco categorias na decisão do Campeonato Paulista (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20). Além disso, o Alviverde ainda conquistou a Copa do Brasil Sub-17 (principal torneio nacional da categoria).
O Jogo
A volta do zagueiro Vitão após cumprir suspensão contra o Botafogo-PB e a titularidade do volante Gabriel Furtado e do meia Alan foram algumas das novidades do Palmeiras na partida.
Ao longo de quase todo o primeiro tempo, o Alviverde colocou velocidade e eletrizou a partida. O Verdão foi o time que criou as melhores chances, apesar de também ter sofrido alguns sustos – um dos ataques do adversário, inclusive, parou no goleiro Anderson, que, sempre que fora requisitado, deu conta do recado.
Mesmo com muito combate, foi apenas aos 48 do primeiro tempo que saiu o gol, no último lance da etapa. Pela esquerda, o meia Alan lançou para o lateral Luan, que encontrou Fernando na área para abrir o placar. (Palmeiras 1×0 Taubaté)
Sem alterações no time para o segundo tempo, o Verdão voltou a campo e já marcou o segundo gol com Yan. O detalhe que mais impressiona foi o tempo do gol: 20 segundos. A jogada foi trabalhada desde a saída de bola e surtiu efeito. (Palmeiras 2×0 Taubaté)
Após o gol-relâmpago, o time adversário se deixou abalar, e o Verdão se aproveitou do momento de instabilidade para continuar ampliando o marcador. O terceiro gol veio com Gabriel Furtado, aos sete minutos, que comemorou imitando um pitbull após soltar uma bomba de pé esquerdo de fora da área. (Palmeiras 3×0 Taubaté)
Quando o time da casa começou a reagir e o ritmo da partida havia esfriado, o Palmeiras incendiou a partida. Primeiro com duas bolas na trave no mesmo lance, de Alan e Vitão. Em seguida, o Verdão fez a partida virar goleada, marcando o quarto gol com Luan, que recebeu livre de Papagaio. (Palmeiras 4×0 Taubaté)
O jogo começou a virar festa quando Matheus Neres ampliou a vantagem palmeirense, marcando o quinto gol de fora da área, aos 32 minutos – àquela altura, era impossível que o Alviverde não se classificasse. (Palmeiras 5×0 Taubaté)
Contagiado pela chuva de gols no segundo tempo, o time comandado por Wesley Carvalho aproveitou o embalo e marcou mais um gol aos 34, com Papagaio, que havia saído do banco de reservas: ele marcou de pé direito, dentro da área, após passe açucarado de Fernando. (Palmeiras 6×0 Taubaté)
O derradeiro gol da partida veio novamente dos pés de Papagaio, que teve uma atuação de gala. O camisa 19 palmeirense recebeu cruzamento de Luan para marcar de cabeça, sem dar chances de defesa ao goleiro do Taubaté. (Palmeiras 7×0 Taubaté)
Você precisa fazer login para comentar.