Com 3 gols de Borja, Palmeiras garante melhor campanha da Libertadores

Pelo placar de 3 a 1, com gols de Borja e defesa de pênalti de Fernando Prass, o Verdão venceu o adversário em casa e garantiu a melhor campanha geral (incluindo todas as chaves da primeira fase)

Com a classificação assegurada às oitavas de final da Conmebol Libertadores desde que bateu o Boca Juniors por 2 a 0 em plena La Bombonera, pela 4ª rodada da primeira fase, o Palmeiras entrou em campo na noite desta quarta-feira (16) para receber a equipe do Junior Barranquilla-COL, no Allianz Parque, em jogo válido pela 6ª e última rodada da fase de grupos do Continental.

Os números da melhor campanha são compostos por 16 pontos, e fazem do Alviverde o clube que possui o melhor ataque de seu grupo (14 gols), a defesa menos vazada (apenas dois gols sofridos) e ostenta retrospecto invicto na competição (com cinco vitórias e um empate).

O Alviverde possui muita tradição quando o assunto é Libertadores, sendo o clube brasileiro que acumula mais edições disputadas: são 18 ao todo, assim como Grêmio e São Paulo. Além disso, o clube palestrino foi o primeiro brasileiro a ter sido finalista da Libertadores, em 1961, quando enfrentou o Peñarol-URU e ficou com o vice-campeonato.

Estas 18 edições disputadas pelo Palmeiras abrangem um total de 168 partidas (88 vitórias, 32 empates e 48 derrotas), com 300 gols marcados contra 192 sofridos. O número de gols marcados, aliás, também faz do Verdão a equipe brasileira com mais gols marcados na história da Libertadores da América.

Campeão do Continental em 1999, o Alviverde, ao longo de sua trajetória na competição, já contou com quatro artilheiros no mais importante torneio das Américas: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um).

Vale lembrar que o Palmeiras é o time que possui o maior número de vitórias fora de casa na Libertadores: 31, uma a mais do que o Cruzeiro, com quem antes o Alviverde dividia a primeira posição após o time mineiro ter vencido o Vasco por 4 a 0. O Verdão também é a equipe nacional com mais bolas na rede como visitante na Libertadores, com 120 tentos anotados.

Individualmente, a noite foi inesquecível para Borja, que marcou um hat-trick nesta quarta-feira (16), diante do Junior Barranquilla. Os gols fizeram com que o jogador ampliasse sua marca de artilheiro do Palmeiras na temporada, agora com 14 gols no ano – o colombiano já superou em 2018 o próprio número de bolas na rede anotadas em toda a temporada de 2017: 10 tentos. Somente na Libertadores são seis gols.

Dudu e Willian são os jogadores do atual elenco palmeirense que mais estiveram em campo na temporada de 2018, com 28 partidas cada. Ao todo, o Alviverde disputou 30 partidas neste ano, entre jogos de Paulista, Libertadores e Brasileiro e Copa do Brasil, já considerando este duelo diante do Junior Barranquilla-COL.

Além de ser o atleta que acumula mais jogos na temporada (ao lado de Willian, com 28), o atacante Dudu também é o jogador com mais minutos em campo pelo Maior Campeão do Brasil na temporada: foram 2.483 ao todo (1454 pelo Paulista, 462 pelo Brasileiro, 473 pela Libertadores e 95 pela Copa do Brasil), já considerando o tempo de acréscimo concedido pela arbitragem nas partidas.

Os dados curiosos do 7 não param por aí. Com 83 jogos no Allianz Parque, o capitão alviverde é o atleta número um em partidas no local. Vale lembrar que Dudu também é o maior artilheiro da arena (com 23 gols) e o maior garçom (21 assistências). Todas as vezes em que o atacante fez gols na arena, o Palmeiras jamais saiu derrotado de campo.

O Palmeiras volta a campo neste sábado (19) em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, e recebe a equipe do Bahia no Allianz Parque, às 21h (de Brasília). O Verdão aguarda sorteio da Conmebol para conhecer seu adversário das oitavas e definições dos confrontos da próxima fase da competição continental, que em 4 de junho, no Centro de Convenções da confederação, às 20h (de Brasília).

O jogo

Com um time predominantemente misto, o Palmeiras foi a campo para enfrentar o Junior Barranquilla-COL, no Allianz Parque. A principal novidade foi a entrada do zagueiro Emerson Santos como titular da zaga palmeirense, ao lado de Luan.

No gol, atuou Fernando Prass, que no primeiro tempo foi fundamental para que o duelo terminasse empatado em 0 a 0 nos 45 minutos iniciais, fazendo pelo menos três defesas difíceis. Nas laterais, atuaram Mayke e Victor Luis, no lugar de onde vinham jogando predominantemente Marcos Rocha e Diogo Barbosa. Já o meio de campo palmeirense foi composto por Tchê Tchê, Thiago Santos e Guerra; no ataque, Willian, Borja e Dudu.

Sem grandes criações na primeira etapa, o Palmeiras não conseguiu abrir o placar na primeira etapa. Até chegou a pressionar a defesa adversária em algumas ocasiões com Dudu e Willian, mas não obteve sucesso. E a defesa, por sua vez, precisou trabalhar duro para cessar o ataque colombiano que vinha com tudo para cima do Verdão, no intuito de somar três pontos e garantir a classificação.

Sem gols no primeiro tempo, as duas equipes foram para o vestiário. Na etapa seguinte, o Verdão voltou a campo sem alterações e apresentando um futebol mais incisivo, com direito a uma bola no travessão de Tchê Tchê logo nos minutos iniciais.

Aos seis minutos do segundo tempo, Borja abriu o marcador para o Verdão após receber cruzamento rasteiro de Mayke. O atacante palmeirense chutou forte, e a bola ainda rebateu na zaga antes de entrar no arco da equipe de Barranquilla. (Palmeiras 1×0 Junior Barranquilla)

No minuto seguinte ao gol do Alviverde, o árbitro paraguaio Enrique Cáceres não viu impedimento no lance de ataque do Junior Barranquilla que originaria pênalti de Luan em Téo Gutiérrez, e deixou o jogo seguir. Ao marcar a infração, Barrera partiu para a cobrança e bateu forte, mas Prass pulou no canto certo e salvou o Verdão!

Borja mostrou seu ímpeto na partida e ampliou a vantagem palmeirense, recebendo de Willian após lançamento longo de Fernando Prass, da grande área, e empurrou a bola para o fundo das redes mais uma vez. (Palmeiras 2×0 Junior Barranquilla)

O Verdão, apesar de estar em uma situação cômoda, não deixou cair o rendimento e continuou insistindo, criando jogadas perigosas, trabalhando seu meio de campo e a ligação direta com o ataque. Aos 19 minutos do segundo tempo, Dudu recebeu bola de Willian e arriscou de fora da área, assustando a defesa rival.

Aos 21 minutos, no entanto, o Junior Barranquilla diminuiu com Téo Gutiérrez, que estava livre dentro da área e finalizou sem chances para Fernando Prass. O detalhe é que o jogador adversário estava claramente impedido, erro este que passou batido – novamente – pela arbitragem. (Palmeiras 2×1 Junior Barranquilla)

O Verdão reagiu rápido ao gol colombiano e tratou de dificultar a vida do time visitante logo aos 23 minutos, mais uma vez com Borja, marcando o seu terceiro gol na partida. Desta vez, Guerra cobrou falta na área e a bola, afastada pela zaga, sobrou para o camisa 9 do Verdão, que não perdoou e empurrou para balançar as redes. (Palmeiras 3×1 Junior Barranquilla)

Com time mesclado, Palmeiras venceu bem o Junior Barranquilla. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Com time mesclado, Palmeiras venceu bem o Junior Barranquilla. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Com o placar imposto, o time comandado pelo técnico Julio Comesaña não conseguiu esboçar mais reações em campo, e tudo que pôde fazer foi ver o Palmeiras dominar a partida até os derradeiros minutos. Aos 25 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique e Hyoran entraram nos lugares de Tchê Tchê e Borja, e Deyverson, aos 35, substituiu o venezuelano Guerra.

Com esta formação, o Palmeiras encerrou sua participação na partida. Os três minutos de acréscimo não foram suficientes para que o time colombiano pudesse reagir. Desta forma, o Palmeiras garantiu a melhor campanha de todos os grupos da primeira fase da Conmebol Libertadores de 2018.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On