Palmeiras enfrentará o Cerro Porteño-PAR nas oitavas da Libertadores

Campeão da Libertadores em 1999, o Palmeiras segue em busca do bicampeonato da competição continental e terá como adversário nas oitavas de final Cerro Porteño-PAR

A definição veio após sorteio realizado pela Conmebol, na noite desta segunda-feira (04). O Verdão decide a vaga para a próxima fase do torneio em casa, já que obteve a melhor campanha geral na fase de grupos. As datas referentes às partidas de ida e volta serão divulgadas posteriormente pela entidade sul-americana.

Com classificação assegurada para as oitavas de final da Libertadores desde que superou o Boca Juniors por 2 a 0 em plena La Bombonera, pela 4ª rodada da fase de grupos, o Palmeiras enfrentará o clube paraguaio pela 10ª vez em sua história. Nos nove duelos já disputados entre as duas equipes, o Verdão foi superado em uma única oportunidade – dos oito jogos restante, venceu quatro e empatou quatro.

Dos nove jogos contra o Cerro Porteño, apenas o primeiro, em 1955, foi amistoso (vitória alviverde por 7 a 1). Os outros oito foram todos válidos pela Libertadores. No Continental, os caminhos de Palmeiras e o time azul-grená se cruzaram nas edições de 1999 (1ª fase, vitórias por 5 a 2 e por 2 a 1), em 2001 (1ª fase, empate por 0 a 0 e vitória por 5 a 2), 2005 (2ª fase, empates por 1 a 1 e 0 a 0) e 2006 (2ª fase, empate por 0 a 0 e revés por 3 a 2).

Atual 2º colocado no Campeonato Paraguaio, o Cerro Porteño chegou às oitavas após se classificar em segundo de seu grupo, batendo o Monagas por 2 a 0 e por 3 a 2, o defensor por 2 a 1 e por 1 a 0, e empatar com o Grêmio por 0 a 0 e, na volta, perder por 5 a 0 (o clube somou 13 pontos na primeira fase).

Melhor campanha

Os números da melhor campanha da primeira fase da Libertadores, que garantiram o Verdão nas oitavas de final do torneio com direito a decidir o jogo de volta em casa, são compostos por 16 pontos, e fizeram do Alviverde o clube com o melhor ataque de seu grupo (14 gols) e a defesa menos vazada (apenas três gols sofridos). O Maior Campeão do Brasil ainda ostenta retrospecto invicto na competição (com cinco vitórias e um empate).

Tradição: 1º brasileiro finalista e clube nacional com mais edições

O Alviverde possui muita tradição quando o assunto é Libertadores, sendo o clube brasileiro que acumula mais edições disputadas: são 18 ao todo, assim como Grêmio e São Paulo. Além disso, o clube palestrino foi o primeiro brasileiro a ter sido finalista da Libertadores, em 1961, quando enfrentou o Peñarol-URU e ficou com o vice-campeonato.

Números gerais na Libertadores

Estas 18 edições disputadas pelo Palmeiras abrangem um total de 168 partidas (88 vitórias, 32 empates e 48 derrotas), com 301 gols marcados contra 192 sofridos.

Brasileiro com mais gols no Continental

O número de gols marcados (301), aliás, também faz do Verdão a equipe brasileira com mais bolas na rede na história da Libertadores da América.

Brasileiro com mais vitórias fora de casa no torneio

Vale lembrar que o Palmeiras é o time que possui o maior número de vitórias fora de casa na Libertadores: 31, uma a mais do que o Cruzeiro, com quem antes o Alviverde dividia a primeira posição após o time mineiro ter vencido o Vasco por 4 a 0.

Brasileiro com mais gols fora de casa na competição

O Verdão também é a equipe nacional com mais bolas na rede como visitante na Libertadores, com 120 tentos anotados.

Atletas campeões do atual elenco

O Palmeiras conta com cinco atletas campeões da Libertadores em seu elenco atual. São eles: Edu Dracena, pelo Santos; Marcos Rocha, pelo Atlético-MG; Willian, pelo Corinthians; e Miguel Borja e Alejandro Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On