O Palmeiras visitou o Grêmio na noite desta quarta-feira (06), na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, e bateu o rival gaúcho pelo placar de 2 a 0, com dois gols de Willian.
O Verdão somou três importantes pontos fora de casa e ocupa, atualmente, a 3ª posição da tabela da competição nacional, com 17 pontos, atrás apenas de Sport (18 pontos) e Flamengo (20 pontos).
Com os gols que garantiram a vitória ao Verdão, Willian tornou-se artilheiro do Campeonato Brasileiro, igualando os seis gols de Róger Guedes, do Atlético-MG, no certame. Willian é o vice-artilheiro do Palmeiras na temporada de 2018, com 12 gols, atrás apenas do colombiano Miguel Borja, que soma 15.
Além da vitória e do gol marcado, o atacante Willian, dono da camisa 29, pôde comemorar o fato de ter capitaneado o Palmeiras pela primeira vez. Já há alguns jogos, o treinador Roger Machado vem promovendo um rodizio com faixa de capitão: em duelos anteriores, Bruno Henrique, Edu Dracena, Fernando Prass, Felipe Melo e Marcos Rocha, além de Moisés – por duas vezes – e Dudu – por 27 vezes –, também já usaram em seus braços o adereço de autoridade máxima no time.
Após o jogo contra os gaúchos, o Alviverde seguirá agora direto para Fortaleza, onde enfrentará o Ceará no próximo domingo (10), pela penúltima rodada que será disputada pelo Brasileirão antes da parada para a Copa do Mundo. O último embate será diante do Flamengo, em casa, na próxima quarta-feira (13).
O jogo
O duelo entre Palmeiras e Grêmio começou intenso: logo no primeiro minuto de jogo, o Verdão chegou com perigo ao ataque por duas vezes. Uma delas com Marcos Rocha, que infiltrou a bola na área pela direita, assustando a zaga adversária – por pouco a pelota não chegou em Dudu para que tivesse apenas o trabalho de empurrar para o fundo do gol. E na sequência, mal havia dado tempo de o Grêmio digerir o susto relâmpago, quando Willian surpreendo a defesa do time gaúcho com um fortíssimo chute, obrigando o goleiro Marcelo Grohe a se esticar para fazer a defesa e espalmar para a linha de fundo.
Passados cinco minutos de jogo, o Alviverde, após suas duas chances na partida, ainda continuava pressionando o time da casa em seu campo de defesa. O jogo praticamente não saiu do campo gremista. O rival só conseguiu avançar ao campo de defesa palestrino pela primeira vez em jogada de contra-ataque, somente aos seis minutos de bola rolando.
Quando a partida começou a se aproximar da metade da etapa inicial, o Grêmio despertou seu ímpeto e passou a responder algumas das tentativas do Alviverde, como aos 16 minutos, quando o lateral Leonardo chutou com força, da intermediária, levando perigo à meta palmeirense. Atento ao lance, Jailson espalmou a bola e se mostrou seguro no lance.
O Verdão continuou, ao decorrer do embate, protagonizando bons lances, tanto no ataque quanto na defesa. Aos 25, Dudu avançou pela esquerda, se infiltrou na área e finalizou com força – a zaga gremista não hesitou em colocar a bola para a linha de fundo. E aos 26, na defesa, o meio-campista Bruno Henrique fez um belíssimo corte, com precisão, desarmando Everton na grande área.
As jogadas não pararam por aí. Aos 30 minutos, Willian teve grande chance, cara a cara com o goleiro Grohe. No entanto, no momento em que se preparava para fazer o gol, o atacante palestrino foi desarmado pelo zagueiro Kannemann. Não muito tempo depois, o dono da camisa 29 criou outra grande jogada na partida, em lance individual: chutou de fora da área após dominar bola sobrada e carimbou o travessão do goleiro gremista.
Nos derradeiros minutos do primeiro tempo, o equilíbrio imperou na Arena Grêmio. Ambas as equipes criavam jogadas de ataque promissoras – porém, nem sempre seguidas de finalizações. Apesar das jogadas criadas e do minuto de acréscimo, as equipes foram para o intervalo com empate pelo placar de 0 a 0.
No segundo tempo, o jogo não ficou a desejar em vista da etapa anterior, principalmente em termos de intensidade. As duas equipes voltaram criando. Logo aos 5 minutos, o volante Jailson, do Grêmio, quase fez um gol contra após bola arremessada por Marcos Rocha da lateral direto para a grande área gremista.
Aos 7 minutos do segundo tempo, o Verdão levou um susto após ver a bola acertar sua trave em lance de jogada cruzada de Arthur pela direita. Foi a primeira grande chance clara de gol no segundo tempo, que assustou o time Alviverde.
Apesar de sofrer o primeiro grande susto do segundo tempo, foi o Palmeiras que abriu o placar. Após algumas tentativas, o time de Roger Machado chegou ao gol com o atacante Willian, aos 21 minutos da etapa derradeira, após receber de Dudu, que havia driblado o volante gremista Jailson: o camisa 29 chutou de pé esquerdo, sem chances para o arqueiro tricolor. (Grêmio 0x1 Palmeiras)
Após o gol, o time da casa passou a exercer certa pressão sobre a equipe alviverde, que soube se defender. O Palmeiras não deu espaço para falhas nas quais o Grêmio pudesse jogar, e afastou qualquer tipo de jogada perigosa com bastante autoridade, e passou a administrar o placar, além de continuar aproveitando as jogadas de ataque.
As alterações do Verdão vieram aos 28 minutos, quando Felipe Melo, com cartão amarelo, saiu para a entrada de Thiago Santos. Aos 32, foi a vez de Moisés, dono da camisa 10, dar vez a Jean, que voltou ao time após se recuperar de lesão e fez sua estreia na temporada. E aos 38, foi a vez de sair Bruno Henrique para a entrada de Lucas Lima.
Na reta final da partida, as duas equipes continuaram jogando de forma aguerrida. Mas, o Verdão se mostrou superior diante do futebol jogado ao longo dos 90 minutos e, novamente com Willian, aos 41 minutos do segundo tempo, chegou ao gol. Desta vez, o atacante chutou de pé direito após receber lançamento de Hyoran – desviado pela defesa gremista – para garantir os três importantes pontos do Palmeiras fora de casa. (Grêmio 0x2 Palmeiras)