João Paulo Sampaio assume a coordenação geral da base do Palmeiras

Novo coordenador geral do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, João Paulo Sampaio se apresentou ao clube na quarta-feira (4) e iniciou as atividades à frente das categorias de base do Verdão.

Aos 38 anos de idade e com passagem pela base e pelo futebol profissional do Vitória, João Paulo chega credenciado para dar continuidade à filosofia de trabalho implementada desde o início da gestão do presidente Paulo Nobre nas categorias menores.

Sampaio chega ao Palmeiras para substituir Erasmo Damiani, que comandou a reformulação do departamento ao longo dos últimos dois anos e, graças ao seu bom desempenho, recebeu um convite da CBF para chefiar as categorias de base da Seleção Brasileira. O novo coordenador palmeirense espera dar continuidade ao bom trabalho, mas também seguir avançando para alcançar a excelência na formação de novos atletas para o Profissional.

“A intenção é dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Damiani, mas também procurar melhorar a cada dia em busca da excelência. Alguns atletas formados na base o clube deve aproveitar no Profissional, ou então ter a receita para oferecer-lhe outro caminho no mercado. Temos de enriquecer a marca Palmeiras como clube formador”, declarou João Paulo Sampaio, que mantém a filosofia adotada no Verdão desde 2013 de priorizar a formação dos jogadores.

J“É um prazer chegar a um clube do tamanho do Palmeiras. Quando falamos da Academia, falamos também em excelência." (Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação)

“É um prazer chegar a um clube do tamanho do Palmeiras. Quando falamos da Academia, falamos também em excelência.” (Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação)

“O título nas categorias de base é consequência do bom trabalho, mas não podemos abrir mão da formação. O que marca são as revelações, e não os títulos conquistados na base. Poucos se lembram dos últimos clubes campeões dos torneios de base, mas quase todos os torcedores sabem de cor os atletas que foram formados no clube. É importante para os jogadores gostarem e se acostumarem a serem campões, mas nosso foco é na formação”, completou.

João Paulo atuou como coordenador da base do Vitória por oito anos, além de atuar como dirigente da equipe profissional no ano passado. Formado em Educação Física, já havia atuado como jogador e treinador da base no clube baiano, onde chegou aos 11 anos de idade. Com MBA em gestão esportiva e estágio por clubes europeus do nível de Barcelona e Real Madrid, contribuiu para revelar atletas como David Luiz, Hulk e Anderson Martins, entre outros.

“É um prazer chegar a um clube do tamanho do Palmeiras. Quando falamos da Academia, falamos também em excelência. O Palmeiras está passando por uma reformulação de setores com a chegada do Cícero Souza, Alexandre Mattos, e a minha agora na base, já que o Damiani fez um grande trabalho e recebeu o convite da CBF. Estava buscando conhecer um novo mercado e tinha o interesse de atuar em um grande centro do futebol brasileiro”, disse o coordenador.

Além de João Paulo Sampaio, que espera aproveitar os primeiros dias de trabalho para conhecer os profissionais e a estrutura do Palmeiras, o Centro de Formação de Atletas do clube segue com os diretores Marcelo Dedeschi e Roberto Specht à frente do departamento – que tem atingido os principais objetivos estipulados desde o início da gestão e se consolida como referência na formação de jogadores no Brasil.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On