A história do Palmeiras chega aos cinemas no próximo dia 22

Produzido pela Canal Azul e dirigido pelo jornalista e palmeirense Mauro Beting, o filme “Palmeiras – Campeão do Século” traz recordações inesquecíveis do clube

A história do nosso clube, na sua casa - Maglia Alviverde

Com 102 anos de história, o Palmeiras coleciona diversos troféus ao longo de sua trajetória no futebol. Maior campeão nacional com 12 conquistas, o Verdão reforça novamente o seu protagonismo no Brasil em 2016, brigando ponto a ponto pela taça da atual edição do Campeonato Brasileiro. E, a partir do dia 22 de setembro, esta rica história palestrina com os seus inúmeros títulos deixará de estar presente somente na memória dos torcedores e será reproduzida nas telas de cinemas da capital paulista, de Jundiaí-SP, de Ribeirão Preto-SP e de São Bernardo do Campo-SP.

O filme exibirá desde a fundação do clube em 1914, passando pelo primeiro título, o Campeonato Paulista de 1920, até a conquista da Copa do Brasil, em 2015. Além dos momentos de glórias do eterno Campeão do Século XX, a produção também relembra os acontecimentos que fortaleceram ainda mais o Alviverde Imponente.

“São mais de 100 anos contados em 100 minutos. O Palestra Italia foi um clube que não pôde ser mais Itália nem Palestra pela intolerância do governo Vargas. O clube foi forçado a mudar de nome em função da Segunda Guerra Mundial, mas os ideais se mantiveram. O Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão paulista em 1942”, explica Mauro Beting – o episódio citado pelo jornalista e conhecido como “Arrancada Heroica” inspira a sequência inicial do documentário.

Já os times das décadas de 60 e 70, apelidados como “Academia”, são estrelas deste grande elenco. Ademir da Guia, Dudu, Luís Pereira, Leivinha e César Maluco relembram as proezas e as partidas do elenco que representou a Seleção Brasileira em um amistoso contra o Uruguai, em 1965, e foi base da equipe nacional nos anos 70. O ex-arqueiro Oberdan Cattani, campeão do mundo em 1951 com o Palmeiras e um dos cinco homenageados com um busto no clube social do Verdão, deu ao filme o seu último depoimento antes de falecer, em 2014.

Grandes ídolos da história do Palmeiras estarão no filme dirigido por Mauro Beting. (Divulgação)

Grandes ídolos da história do Palmeiras estarão no filme dirigido por Mauro Beting. (Divulgação)

O longa conta também as quedas de divisão no Campeonato Brasileiro (2002 e 2012), as saídas de nomes que fizeram história no time e a ascensão de ídolos como Edmundo, Evair, Zinho e César Sampaio, que acabaram com o jejum da equipe de 16 anos sem títulos ao vencer o Campeonato Paulista de 1993 – os três últimos, inclusive, estiveram presentes na inesquecível conquista da Copa Libertadores de 1999, ao lado do eterno camisa 12 palestrino, São Marcos.

Locais de exibição

>São Paulo
Espaço Itaú Pompeia – Shopping Bourbon (no bairro Perdizes)

>ABC Paulista
Cinépolis – São Bernardo Plaza Shopping (em São Bernardo do Campo)

>Interior de São Paulo
Cinépolis – Iguatemi Ribeirão Preto (em Ribeirão Preto)
Cinépolis – Jundiaí Shopping (em Jundiaí)

Obs.: Horários a definir de acordo com a programação do exibidor.

Ficha Técnica
Direção: Mauro Beting e Kim Teixeira
Roteiro: Mauro Beting, Kim Teixeira e Fernando Teshainer
Produção: Canal Azul
Produção Executiva: Débora Gorgulho, Marcos Okura, Renata Rudge e Sylvio Rocha
Direção de Produção: Marcela Coelho
Montagem: Fernando Teishainer
Direção de Arte: Gabriel Martinez
Trilha Sonora: Lucha Libre
Finalização: Zumbi Post
Distribuição: Conexão Cultural
Patrocínio: Rexona e Nacional Tubos
Data de realização: 2016
Duração: 100 minutos
Apoio: Ancine (Agência Nacional de Cinema), Proac, Governo do Estado – Secretaria da Cultura, BNDES, Besni, Seguros Unimed, Embracom, Adidas, Irmãos Avelinos, Brahma, UOL e Tecfil.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On