O triunfo palmeirense veio no último segundo de jogo, em belo chute de três de Nicolas Almeida, que levou o ginásio ao delírio
A equipe Sub-19 de basquete do Verdão, com direito a final de jogo emocionante, estreou com grande vitória no Paulista Aberto diante do Assis Basquetebol nesta terça-feira (25), por 87 a 85, no Palestra Italia.
O camisa 15 do Verdão marcou 26 pontos, e, ao lado de Alexei, que teve participação fundamental na vitória com ótimos arremessos de longa distância, foi cestinha da partida. Grande passador da equipe no duelo, o armador Yago Mateus anotou 19. Zé, com 11, e Davi, com 5, completam a lista de pontuadores do Verdão.
No intuito de dar mais experiência aos times que disputam o Estadual (Sub-16, Sub-17 e Sub-19), o Torneio Aberto Masculino dá moral ao Verdão principalmente na briga pelo bicampeonato do time Juvenil, que encerrou a fase classificatória na primeira colocação de seu grupo e terá vantagem de mando de quadra em todas as séries de playoff (quartas, semifinal e final).
O Verdão volta às quadras pela competição no próximo sábado (29), às 18h, contra o América de Rio Preto, no ginásio Alberto Cecconi, em São José do Rio Preto (SP).
O jogo
Mesmo com média de idade inferior em relação ao Assis, o Palmeiras impôs seu ritmo logo no início de partida com dois ótimos arremessos de três de Nicolas e Yago. Melhor durante os seis minutos do primeiro quarto, a garotada alviverde chegou a abrir sete de vantagem no marcador, mas viu o rival empatar e virar o jogo nos instantes finais do período (16-18).
Apesar das rápidas ações palmeirenses, a equipe do interior paulista voltou melhor para o segundo quarto e, em chutes de três, ampliou a diferença de pontos no placar. A articulação das jogadas palestrinas passava pelas mãos de Yago, que distribuiu passes precisos aos pivôs e converteu bolas importantes para não deixar o rival deslanchar no marcador (35-46).
No terceiro quarto, o Verdão reagiu com arremessos precisos de Alexei da zona dos três pontos. A diferença chegou a cair para cinco pontos, mas o adversário soube equilibrar as ações e encerrou o período com oito de vantagem (58-66). Os garotos palestrinos não desistiram do certame e partiram para cima do Assis no último tempo. Sob o comando do armador Yago, os chutes de Alexei, Zé e Davi caíram, e o Palmeiras virou o jogo a três minutos do fim.
Os minutos derradeiros acrescentaram mais emoção ao duelo. Ponto a ponto, as equipes buscaram o triunfo o tempo todo. O Verdão estava à frente do marcador até os cinco segundos finais, quando o rival infiltrou para dois pontos e marcou 84 a 85. A partida esfriou com o pedido imediato de tempo do técnico Filé, que “desenhou” a jogada da emocionante vitória palestrina: com duas tentativas alviverdes debaixo da cesta, a equipe de Assis conseguiu dois tocos, e, no estouro do cronômetro, a bola sobrou para Nicolas, de muito longe, marcar para três pontos e fazer a festa no ginásio Palestra Italia (87-85).
Você precisa fazer login para comentar.