Palmeiras volta a disputar o Paulista de Basquete e estreia em casa

Depois de um ano e meio sem jogar competições adultas de basquete, a Sociedade Esportiva Palmeiras anunciou o retorno ao Paulista da modalidade

A história do nosso clube, na sua casa - Maglia AlviverdeO Verdão disputará o Campeonato Aberto Masculino – equivalente à divisão de acesso do torneio – com atletas do time Sub-19, Sub-17 e Sub-16 no plantel e já estreia nesta terça-feira (25), às 17h, contra o Conti-Cola/Amea Assis Basquetebol, no Palestra Italia. O duelo terá entrada gratuita para os palmeirenses.

A esquadra alviverde será a mais jovem da competição, e a ideia principal desta participação é trazer experiência aos garotos, que disputam as fases decisivas do Campeonato Paulista das respectivas categorias de base. Vale ressaltar que o elenco Juvenil, comandado pelo treinador Felipe Santana (Filé) – que também ficará à frente do time no torneio adulto –, realizou intercâmbio recente na Argentina e obteve grandes resultados diante de equipes de mesma faixa etária e mais velhas (Sub-22 e profissionais).

“O que eu espero dessa competição é que a gente evolua a cada jogo, aproveitando que vamos enfrentar equipes mais experientes. O principal é que nossos atletas tenham rodagem e ganhem bagagem, fatores que ajudam na formação. Chegar ou não, conquistar o título ou não, vai ser consequência do nosso trabalho. O principal objetivo para nós é complementar a formação deles, já que eles jogam relativamente pouco ao longo do ano”, analisou o treinador, que é o atual campeão paulista Sub-19 e também lidera a corrida pelo bicampeonato neste ano.

De acordo com o regulamento do torneio, os times jogam entre si, em turno e returno, qualificando os quatro melhores aos playoffs (semifinais). Em seguida, os dois vencedores jogam a final, que apontará o grande campeão. Além do Assis, o time alviverde enfrenta América de Rio Preto, Lins e São José.

O trabalho realizado na base tem rendido grandes frutos ao Verdão, que figura entre os principais clubes reveladores do país nos últimos anos. Além da disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) com elenco jovem em 2015, o Verdão aparece como berço de muitos jogadores que atualmente disputam o NBB e exportador de talentos para as ligas colegiais americanas.

Com passagens pela Seleção Brasileira, Yago Mateus é uma das promessas da base palmeirense. (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação)


Com passagens pela Seleção Brasileira, Yago Mateus é uma das promessas da base palmeirense. (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras não disputa competições adultas de basquete desde a temporada 2014/2015, quando chegou às oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) 7. Naquela temporada, a equipe sofreu revés por 3 a 2 para o Franca, nos playoffs. Apesar de nunca ter faturado o torneio nacional, o Verdão soma oito conquistas estaduais em sua história (1932, 1933, 1934, 1958, 1961, 1963, 1972 e 1974).

Confira a tabela de jogos do basquete palestrino no Estadual:

Campeonato Paulista Aberto Masculino – Acesso

1º Turno

25/10 – 17h: Palmeiras x Assis – Palestra Italia
29/10 – 18h: América de Rio Preto x Palmeiras – Gin. Alberto Cecconi
01/11 – 17h: Palmeiras x São José – Palestra Italia
05/11 – 17h: Palmeiras x Lins – Palestra Italia

2º Turno

11/11 – 20h: Assis x Palmeiras – Gin. Jairo Ferreira dos Santos
12/11 – 16h: Lins x Palmeiras – Gin. João dos Santos Meira
20/11 – 18h: São José x Palmeiras – Gin. Lineu de Moura
23/11 – 17h: Palmeiras x América de Rio Preto – Palestra Italia

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On