Com 3 a 0 sobre o Ituano, Palmeiras encerra 1ª fase com melhor campanha

O Palmeiras viajou a Itu para enfrentar a equipe do Ituano, no Estádio Novelli Júnior, às 17h (de Brasília), pela 12ª rodada do Campeonato Paulista – a última da fase de grupos

Com dois gols de Gustavo Scarpa e um de Fernando, o Alviverde saiu vencedor do duelo pelo placar de 3 a 0, chegou a 26 pontos e consumou a melhor campanha da primeira fase do torneio estadual, além do melhor ataque isolado do torneio (19 gols).

Já com a classificação garantida para as quartas de final desde o triunfo do Novorizontino sobre o Santos, por 2 a 1, na última quarta-feira (07) – ou seja, antes mesmo de entrar em campo pela 11ª rodada –, o Alviverde disputou a última rodada da fase de grupos do Estadual sem pressão, já que veio embalado de uma vitória no clássico contra o São Paulo na partida anterior, por 2 a 0, na última quinta-feira (08), no Allianz Parque.

O técnico Roger Machado aproveitou aquele que seria um jogo apenas para cumprir tabela para testar um time diferente. As principais novidades foram o goleiro Weverton, campeão olímpico pela Seleção Brasileira em 2016 (estreando pelo Verdão), e o atacante Papagaio como titular – o camisa 49, aliás, é um dos destaques das categorias de base da agremiação esmeraldina e passou a integrar o elenco principal há cerca de duas semanas.

Outras opções táticas adotadas pelo treinador palestrino também chamaram a atenção. Tchê Tchê, por exemplo, que geralmente atua como meio-campista, desta vez ficou na lateral direita, enquanto Juninho, originalmente zagueiro, foi testado na lateral esquerda; além disso, o venezuelano Guerra, meio-campista, jogou improvisado no ataque.

Essa partida diante do Ituano entrou para a história por ter sido nela em que o meia Gustavo Scarpa marcou o seu primeiro gol com a camisa do Verdão, que saiu aos 43 minutos do primeiro tempo. Pela segunda vez atuando como titular no time do Palmeiras – a outra foi contra o São Caetano, na 10ª rodada do Paulistão – o dono da camisa 14, além dos gols, se destacou ainda pelas boas movimentações em campo.

Apesar de Gustavo Scarpa ter sido o artilheiro desta partida diante do Ituano, Miguel Borja continua sendo o homem-gol do Palmeiras na temporada de 2018, com sete bolas na rede, sendo uma pela Conmebol Libertadores e as outras seis pelo Paulistão – número que faz do atacante colombiano, mesmo sem ter jogado neste domingo (11), o artilheiro isolado do Campeonato Paulista.

Os próximos compromisso do Alviverde serão diante do Novorizontino. O Verdão atuará na partida de ida como visitante, pois, por possuir a melhor campanha, irá decidir a classificação em casa na volta. Os dois duelos, que serão válidos pelas quartas de final do Paulistão, devem acontecer nos dias 17 ou 18 de março e em 24 ou 25 de março, conforme calendário da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O jogo

Debaixo de forte calor, as duas equipes foram a campo. A partida começou agitada – o Ituano precisava da vitória (ou de uma combinação de resultados da rodada) para garantir a classificação para as fases decisivas do Campeonato Paulista.

Mesmo sem nada a perder, o Palmeiras não se conteve em ficar só na defesa, retrancado. O time de Roger Machado foi para cima e criou boas oportunidades no primeiro tempo, como quando Bruno Henrique cobrou falta nos minutos iniciais e a bola passou perto da trave do goleiro Wagner.

As investidas contra o time da casa prosseguiram com Guerra, aos 13min, com Papagaio, aos 16, que chutou cruzado pelo lado esquerdo, e várias vezes com Gustavo Scarpa: em uma das tentativas, o camisa 14 cortou duas vezes seu marcador e por muito pouco não fez o seu logo de cara.

Mesmo na defesa, o Palmeiras se mostrava bem entrosado. O estreante Weverton deu conta do recado nas vezes em que fora requisitado, como aos 26 minutos, quando Júnior Santos chutou de fora da área, com o pé direito. A bola saiu venenosa e o goleiro palmeirense mostrou segurança afastar o perigo.

O Palmeiras continuou respondendo. Trabalhou jogadas com Dudu, Guerra, Papagaio e Gustavo Scarpa, marcando a saída de bola da equipe rival e criando oportunidades reais de gol. Após muito tentar, o meia Gustavo Scarpa finalmente chegou ao tão esperado tento, aos 43 minutos, após receber passe de Guerra, que veio em velocidade pelo lado direito do campo. (Ituano 0x1 Palmeiras)

Com o gol, veio a tranquilidade para trabalhar. Por isso, o Alviverde voltou do vestiário exatamente com a mesma equipe que havia se apresentado nos 45 minutos iniciais, sem alterações executadas por parte do técnico Roger Machado.

O segundo tempo já começou intenso. Com menos de um minuto, Guerra já finalizou contra a meta do goleiro Wagner. Em seguida, aos dois minutos de embate, Bruno Henrique ficou muito perto de fazer aquele que seria o segundo do Verdão, após Gustavo Scarpa – que recebeu cruzamento de Dudu – tirar a bola do arqueiro rival e rolar para trás. O camisa 19 dominou e chutou, de forma com que a bola passou muito próxima do gol do Ituano, oferecendo perigo para a equipe adversária.

Esses primeiros lances da etapa final foram o retrato daquilo que seria o segundo tempo: o Verdão bombardeando a equipe do Ituano a todo instante, até que, aos 17 minutos, Gustavo Scarpa marcou outro golaço, recebendo a bola de Bruno Henrique na entrada da área para novamente empurrar a pelota para o fundo das redes. (Ituano 0x2 Palmeiras)

O meia Gustavo Scarpa marcou seus primeiros gols com a camisa do Verdão. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O meia Gustavo Scarpa marcou seus primeiros gols com a camisa do Verdão. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Aos 25 minutos, duas alterações foram feitas pelo treinador do Verdão. Keno entrou no lugar de Guerra e Thiago Santos no de Moisés. Mas foi só com a alteração seguinte que o Palmeiras chegou ao terceiro gol e fechou a contagem.

Aos 31, houve troca de atacantes: saiu Papagaio para a entrada de Fernando, com a camisa 47. O garoto das categorias de base precisou de apenas três minutos em campo para deixar seu nome na súmula do jogo, marcando o terceiro do Verdão, após receber a bola de Juninho, que vinha em velocidade pelo lado esquerdo. (Ituano 0x3 Palmeiras)

Do gol até os minutos finais, o Palmeiras pressionou grandiosamente a equipe da casa. Por muito pouco, a goleada não foi ampliada na reta final da partida. Com o placar de 3 a 0, portanto, o Palmeiras encerrou sua participação na primeira fase do Paulistão como dono da melhor campanha, com 26 pontos.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On