Lição de casa, vontade de vencer e reforços: confira como foi a apresentação de Abel Ferreira

Treinador português concedeu coletiva de apresentação na tarde desta quarta-feira (4)

Por João Lopes | @jv_midiasep

O técnico Abel Ferreira, de 41 anos, concedeu sua coletiva de apresentação na tarde desta quarta-feira (4), na Academia de Futebol. Antes de responder os questionamentos dos jornalistas, o português recebeu das mãos do vice-presidente, Paulo Buosi, a camisa com o número 78 e o tradicional livro com a história do clube.

Abel Ferreira durante sua apresentação (Foto: Reprodução/TV Palmeiras)

O que mais chamou a atenção na fala de Abel foi a forma como o técnico transpareceu sua vontade de ganhar, a imersão na história do clube e o conhecimento do elenco, citando os jogadores de base que treinam com o elenco – Renan e Gabriel Silva – e os que já fazem parte do plantel principal, um por um.

Desde o início, o treinador frisou que o planejamento o clube tem para o futuro o agradou, além do tamanho e história do Palmeiras:

“A organização e grandeza do clube foram o que mais me impressionou. Fiz meu dever de casa. Uma coisa é o que dizem, outra coisa o que se vive. Me agradou imensamente pelo plano, saberem o que querem, o que torna mais fácil atingir o que queríamos, que são vitórias e títulos.”

O treinador também comentou que veio por conta dos desafios que assumir o Verdão propõe, não pelo o que lhe contaram ou mostraram. Além de demonstrar apreço pelas cores verde e branco:

“Eu sou um homem de convicções. Gosto de desafios e seguir meus instintos. Não foi por o quê me disseram ou mostraram. Gosto das cores verde e branco, é algo que me persegue na carreira de treinador e jogador. Foi unicamente a minha vontade e convicção de querer me juntar aos melhores.”

Um dos pontos que mais agradaram os palmeirenses foi o fato de o treinador dizer que morará nas instalações do clube nos próximos meses:

– Cruzei o atlântico não pra férias, mas pra ajudar o clube e ganhar títulos. É minha missão. Portanto, minha estadia nos próximos meses será aqui dentro (no clube). O clube oferece todas as condições pra que todos os profissionais realizem seu trabalho com plenitude.

Abel Ferreira durante sua apresentação (Foto: Reprodução/TV Palmeiras)

Confira mais alguns pontos comentados pelo treinador durante a coletiva:

Transição do trabalho de Andrey Lopes

“Quem não gosta de receber uma equipe com vitórias, vontade de ganhar, com garra, com vontade que vimos? Com Andrey, a equipe teve um desempenho espetacular. Ele realmente conhece muito bem os jogadores e o clube e foi a pessoa que mais me passou informações. Tem ideias e pensamentos europeus. Seguramente é um aliado. Tivemos o dia todo reunidos trocando informações.”

Projeto

“Deixa só eu esclarecer algo a todos: no projeto temos que ganhar. Temos que saber do contexto. Vocês sabem que o clube, em um ano, fez uma grande reforma em sua equipe, de forma constante temos jogadores da base. Renan e Gabriel Silva treinam conosco, mas a equipe tem seis da base que formam nossa equipe. Veron, já jogou brasileiro. Wesley, Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Vinicius estão a experimentar pela primeira vez o que é o Brasileirão.”

Abel continuou:

“Ontem vi um “menino” Felipe Melo a correr 10 km de intensidade, isso me agrada muito no contexto de equipe. Luiz Adriano vindo buscar a bola na área. Não quero mudar isso, a equipe está bem. O que está bem não deve ser mudado. Com o tempo vamos modificando. Ontem mostraram algo além da vitória, eles mostraram qualidade, organização, espírito de equipe, espirito competitivo.”

Trabalho de base e importância dos mais experientes

“Nas minhas equipes temos um elemento responsável por tudo que se passa na base. Era algo que fazia no clube que passei. Gosto que minhas equipes tenham dois jogadores por posições equilibrados. Quero ter três espaços para termos jogadores jovens conosco. Foi assim no Braga, PAOK. No Palmeiras há um departamento de futebol muito bem organizado. Mas volto a repetir, os jogadores só fazem o que fazem porque tem jogadores experientes que os ajudam. Se o Menino está fazendo o que está, é porque Mayke e Rocha o ajudam. Eles têm que crescer juntos, com respeito, amizade e competitividade.”

Libertadores

“(Competiremos em) Não é só essa competição, mas todas que estamos inseridos. É verdade, teremos que ter muita comunicação entre o Núcleo de Saúde e Performance. Gosto de jogar sempre com os melhores. Ainda vou olhar o calendário, que é maluco. A logística temos que ter reuniões para saber como recuperaremos os jogadores o mais rápido possível. Conto muito com o Núcleo de Saúde e Performance, com quem tive reuniões urgentes quando cheguei. Temos que ter muita comunicação.

Abel Ferreira durante sua apresentação (Foto: Reprodução/TV Palmeiras)

Gramado sintético do Allianz Parque

“Eu não acredito que seja uma vantagem ou desvantagem. Muito fácil arrumar desculpas quando não ganharmos por causa do gramado. As desculpas não ajudam a evoluir. O que acredito foi o que vi no último jogo. Se a equipe tiver junta, tiver essa intensidade, compromisso, tanto faz o gramado, porque o futebol é isso. O Palmeiras é isso: jogar para vencer, contra quem for.”

Elenco atual e reforços

“Primeiro, com relação a reforços, temos que olhar e perceber se dentro do clube temos alguém capaz de cumprir as exigências necessárias. Jovens temos aqui, jogadores experientes temos aqui, teríamos que nos reforçar no sentido de equilibrar a equipe. Não precisamos reforçar muito. Temos jogadores experientes e jovens com vontade de ganhar. Já entreguei meu diagnóstico ao meu diretor. Vai ser sempre nessa linha: se temos dentro do clube alguém capaz de realizar essas exigências, não vamos contratar. Não temos que mexer muito, estamos bem. Temos uma base muito boa.”

O Maior Campeão do Brasil volta a campo amanhã (05), às 19h (horário de Brasília), no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida marcará a estreia de Abel Ferreira no comando do Palmeiras.

Author: João Victor

Share This Post On