O excesso de uso do gramado no Allianz Parque

Redação Mídia Palmeirense
O lamentável estado do gramado no Allianz Parque (Reprodução/@dibella/Instagram)

O lamentável estado do gramado no Allianz Parque (Reprodução/@dibella/Instagram)

O estado do gramado do Allianz Parque tem sido motivo de muita discussão nos últimos dias. Após merecidas críticas no amistoso da Seleção com o México, na semana passada, o que se viu no domingo preocupou jogadores, comissão, dirigentes e torcedores. A grama aparenta um desgaste muito grande, com imperfeições e diversos buracos, com terra bem evidente, principalmente nas áreas.

A WTorre, construtora e administradora do estádio, em conjunto com a World Sports, responsável pela manutenção do gramado, emitiu uma nota para explicar a situação atual do gramado. A justificativa é que o excesso de atividades nas últimas semanas tem prejudicado o gramado. Vale lembrar que neste mês o Palmeiras atuou duas vezes em casa (Internacional e Fluminense), e, além do amistoso entre Brasil e México, o Allianz Parque também recebeu treinamentos da equipe alviverde, da Seleção e dos mexicanos.

A casa alviverde é motivo de orgulho para sua torcida e a qualidade do gramado é essencial quando tratamos do que se espera de um estádio do porte do Allianz Parque, com menos de um ano de funcionamento. Por ser um espaço multiuso único no país, é evidente que a procura corporativa tende a ser muito grande e isso é benéfico, ao divulgar ainda mais a marca do Palmeiras. Mas a quantidade de eventos com utilização do gramado preocupa os palmeirenses.

Desde a reabertura do estádio é de conhecimento geral que grandes shows utilizam este espaço e, nestes casos, são colocadas proteções para que não haja contato direto do público com a grama. O número destes grandes eventos, como os shows do Paul McCartney e de Roberto Carlos, é reduzido. Especula-se que no contrato entre o Palmeiras e a construtora haja uma inclusive uma limitação para a quantidade destes.

Porém, o que não é de conhecimento geral é que a administradora do estádio atualmente disponibiliza o espaço do gramado para locação também em eventos de menor porte, conforme denuncia do conselheiro Leandro Bafume, juntamente com seu grupo de gestão, e apurado pelo Mídia Palmeirense. É possível, ainda que por um valor pouco acessível, locar o gramado do Allianz Parque por empresas para qualquer grupo de até 80 pessoas. Esse aluguel contempla utilização dos vestiários e do gramado da arena, por até 24 horas.

Proposta para locação do gramado do Allianz Parque para partida. (Mídia Palmeirense)

Proposta para locação do gramado do Allianz Parque para partida. (Mídia Palmeirense)

Gramado do Allianz Parque é disponibilizado para locação.

Gramado do Allianz Parque é disponibilizado para locação.

A parceria entre Palmeiras e WTorre precisa ser benéfica para ambos os lados. É mais do que compreensível, pelo investimento feito, que a construtora busque rentabilizar o espaço em dias sem jogos, mas o Palmeiras, como principal prejudicado pelo estado do gramado, precisa cobrar providências, como foi feito publicamente por Alexandre Mattos após a partida contra o Fluminense. Se o problema é o excesso de eventos, o gramado deveria ficar restrito para partidas do Palmeiras e grandes shows que necessitem desta área.

Esperamos da WTorre e World Sports providências para que nossa casa volte a ser o mais verde possível.

Author: MP

Canal feito por palmeirenses e para palmeirenses. Notícias e opiniões com uma dose de arquibancada. Nossa missão é garantir informação de qualidade sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Share This Post On