Mídia Palmeirense

Autor do gol do título de 74, Ronaldo completa 70 anos nesta terça

Atacante Ronaldo defendeu as cores do Palmeiras no início da década de 1970. (Divulgação)

Atacante Ronaldo defendeu as cores do Palmeiras no início da década de 1970. (Divulgação)

Responsável pelo gol que calou mais de 100 mil corintianos no Morumbi e garantiu a taça do Campeonato Paulista de 1974, o ex-atacante Ronaldo comemora nesta terça-feira (2) 70 anos de vida




Multicampeão por onde passou, o atleta é um dos ídolos alviverdes da Segunda Academia, uma das melhores fases da história do Verdão.

Contratado junto ao Atlético-MG com títulos mineiro (1970) e brasileiro (1971) na bagagem, o atleta chegou ao Palmeiras em 1972, por indicação do treinador Oswaldo Brandão, e estreou na equipe em 26 de maio daquele ano, diante do Zaragoza-ESP, no empate por 2 a 2. Seu primeiro gol com a camisa do Verdão ocorreu alguns dias depois (7 de junho), diante do Fenerbahçe-TUR, na vitória palestrina por 2 a 1.

Em entrevista, o atacante relembra sua chegada.

“Na primeira vez que fui sondado pelo Brandão, ele ainda era técnico do São Paulo. O negócio não fechou, e ele foi para o Palmeiras depois. Pediu para me trazer novamente e eu vim. O Gérson também ajudou na minha tomada de decisão para mudar de cidade”, contou Ronaldo, que lembrou do amigo Gérson “Canhotinha de Ouro” como um dos mentores de sua vinda para a capital paulista.

Pelo Verdão, Ronaldo disputou 183 partidas (103 vitórias, 56 empates e 24 derrotas) e anotou 30 gols. Apesar de faturar com a camisa alviverde dois Brasileiros (1972 e 1973) e um Paulista (1972), Ronaldo marcou os palmeirenses – e sua carreira – em 1974. A final do Estadual daquele ano podia selar o fim do jejum de títulos do Corinthians, maior rival, que amargava a fila havia 20 anos.

Ao lado de Edu, Leivinha e Nei, o atleta iniciou o Dérbi decisivo como titular no ataque alviverde – no primeiro jogo, as equipes empataram em 1 a 1. Quando o zero a zero parecia certo, Ronaldo mudou a história do clássico. Aos 24 minutos da segunda etapa, Jair Gonçalves cruzou na área. Leivinha ajeitou para Ronaldo, que, de carrinho, encheu o pé direito e silenciou a parte alvinegra do Morumbi. O gol deu ao atacante seu segundo título paulista pelo Palmeiras (o 17º do clube) e foi o suficiente para eternizar o atleta na legião de ídolos alviverdes de todos os tempos.

“O Palmeiras foi minha afirmação total no futebol. Conquistei meu espaço aos poucos e participei de todas as conquistas. Quis o destino que o maior feito da minha carreira fosse o gol de 74, pois me machuquei na primeira partida da final daquele ano e consegui me recuperar o suficiente para disputar o segundo jogo. A vontade de jogar falou mais alto, e, graças a ela, superei todas as dores para atuar e marcar o gol do título”, exclamou Ronaldo.