Palmeiras iguala maior sequência sem vitórias desde a chegada de Abel

Com empate na noite de ontem, o Verdão chegou a quatro jogos sem resultado positivo

Por João Lopes | @jv_midiasep

Após o empate em 0 a 0 contra a equipe do Botafogo-SP, ontem (18), pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras completou a marca de quatro jogos sem vitórias e igualou o maior período de jejum de resultados positivos desde a chegada de Abel Ferreira. A antiga marca era de, também, quatro partidas sem triunfos – derrota para o Coritiba, empates com o São Paulo e Atlético-GO e derrota para o Atlético-MG -, alcançada anteriormente à disputa das finais da Copa do Brasil.

Gustavo Scarpa durante a derrota para o São Paulo – Foto: Cesar Greco

Maratona complicada

Porém, a atual sequência é mais complicada do que as anteriores para a equipe comandada por Abel Ferreira. Por conta da paralisação de quase um mês do Paulistão, o calendário dos clubes apertou, principalmente para os que disputam competições continentais. Pelo êxito conquistado na última temporada, o Verdão disputou duas finais de alta intensidade nos últimos sete dias – Supercopa do Brasil, contra o Flamengo e a decisão da Recopa Sul-Americana, de 120 minutos, contra o Defensa y Justicia. Um dia depois de finalizar a partida contra os argentinos, o alviverde já entrou em campo para o clássico contra os descansados titulares do São Paulo. E a conta veio.

O desgaste dos atletas foi muito alto devido à maratona de jogos da equipe logo após o curto recesso e tempo de preparação do elenco. Os titulares voltaram à ação no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, na Argentina. Depois, jogaram a Supercopa do Brasil e, em seguida, voltaram a enfrentar os argentinos. A sequência de compromissos rendeu ao Verdão três atletas lesionados – Veron com lesão na coxa esquerda, Lucas Lima com lesão na coxa direita e Breno Lopes com problemas no joelho direito – e diversos com desgaste muscular. A ausência de uma pré-temporada adequada fez falta, e o Verdão irá disputar mais 11 jogos em um intervalo de 30 dias.

Sem nenhum outro reforço além de Danilo Barbosa, Abel Ferreira já deixou claro a intenção de rodar o elenco e dar oportunidades aos garotos recém-promovidos das categorias de base. Na partida de ontem, por exemplo, o Palmeiras entrou em campo com oito jogadores revelados no clube, sendo quatro deles disputando sua primeira temporada pelo profissional – Vanderlan, Fabinho, Garcia e Giovani.

Pressão de pequena parte da torcida

Após a derrota para o São Paulo, muros do Allianz Parque apareceram pichados, com cobranças à diretoria do clube, alguns atletas e para Abel Ferreira. Todavia, o ato de uma minúscula parte da torcida fez surgir uma corrente de apoio ao treinador português. A #FechadoComAbel atingiu os trending topics do Twitter, com diversas mensagens de suporte ao técnico que, em breve, completará seis meses de clube e tem dois títulos conquistados – Libertadores e Copa do Brasil.

Muros do Allianz Parque foram pichados após revés para o São Paulo – Foto: Reprodução

Próxima Partida

O Palmeiras tentará por fim na sequência negativa na próxima quarta-feira (21), contra o Universitario-PER, às 21h (horário de Brasília), em Lima, em sua estreia no grupo A da Libertadores. Abel Ferreira deve contar com o retorno de boa parte dos titulares para a partida, já que boa parte dos mesmos foram poupados nos últimos dois compromissos da equipe.

Author: João Victor

Share This Post On