Mídia Palmeirense

O excesso de uso do gramado no Allianz Parque

Redação Mídia Palmeirense
O lamentável estado do gramado no Allianz Parque (Reprodução/@dibella/Instagram)

O lamentável estado do gramado no Allianz Parque (Reprodução/@dibella/Instagram)

O estado do gramado do Allianz Parque tem sido motivo de muita discussão nos últimos dias. Após merecidas críticas no amistoso da Seleção com o México, na semana passada, o que se viu no domingo preocupou jogadores, comissão, dirigentes e torcedores. A grama aparenta um desgaste muito grande, com imperfeições e diversos buracos, com terra bem evidente, principalmente nas áreas.

A WTorre, construtora e administradora do estádio, em conjunto com a World Sports, responsável pela manutenção do gramado, emitiu uma nota para explicar a situação atual do gramado. A justificativa é que o excesso de atividades nas últimas semanas tem prejudicado o gramado. Vale lembrar que neste mês o Palmeiras atuou duas vezes em casa (Internacional e Fluminense), e, além do amistoso entre Brasil e México, o Allianz Parque também recebeu treinamentos da equipe alviverde, da Seleção e dos mexicanos.

A casa alviverde é motivo de orgulho para sua torcida e a qualidade do gramado é essencial quando tratamos do que se espera de um estádio do porte do Allianz Parque, com menos de um ano de funcionamento. Por ser um espaço multiuso único no país, é evidente que a procura corporativa tende a ser muito grande e isso é benéfico, ao divulgar ainda mais a marca do Palmeiras. Mas a quantidade de eventos com utilização do gramado preocupa os palmeirenses.

Desde a reabertura do estádio é de conhecimento geral que grandes shows utilizam este espaço e, nestes casos, são colocadas proteções para que não haja contato direto do público com a grama. O número destes grandes eventos, como os shows do Paul McCartney e de Roberto Carlos, é reduzido. Especula-se que no contrato entre o Palmeiras e a construtora haja uma inclusive uma limitação para a quantidade destes.

Porém, o que não é de conhecimento geral é que a administradora do estádio atualmente disponibiliza o espaço do gramado para locação também em eventos de menor porte, conforme denuncia do conselheiro Leandro Bafume, juntamente com seu grupo de gestão, e apurado pelo Mídia Palmeirense. É possível, ainda que por um valor pouco acessível, locar o gramado do Allianz Parque por empresas para qualquer grupo de até 80 pessoas. Esse aluguel contempla utilização dos vestiários e do gramado da arena, por até 24 horas.

Proposta para locação do gramado do Allianz Parque para partida. (Mídia Palmeirense)

Gramado do Allianz Parque é disponibilizado para locação.

A parceria entre Palmeiras e WTorre precisa ser benéfica para ambos os lados. É mais do que compreensível, pelo investimento feito, que a construtora busque rentabilizar o espaço em dias sem jogos, mas o Palmeiras, como principal prejudicado pelo estado do gramado, precisa cobrar providências, como foi feito publicamente por Alexandre Mattos após a partida contra o Fluminense. Se o problema é o excesso de eventos, o gramado deveria ficar restrito para partidas do Palmeiras e grandes shows que necessitem desta área.

Esperamos da WTorre e World Sports providências para que nossa casa volte a ser o mais verde possível.