O 2020 do Palmeiras: título, troca de comando e vaga em final

Em um ano atípico não só no futebol, mas no mundo todo, Verdão consegue ter um balanço positivo ao final de dezembro

Por João Lopes | @jv_midiasep

Planejamento

“Neste momento a gente anuncia o encerramento de um ciclo. A saída do Mano Menezes, a gente agradece pelo período, e do diretor de futebol Alexandre Mattos, que liderou um projeto vencedor, com três conquistas nacionais importantes”

A frase dita pelo presidente Maurício Galiotte logo após a derrota em casa para o Flamengo, ainda em 2019, dava início ao 2020 da equipe do Palmeiras. A demissão de Mano Menezes e de Alexandre Mattos, que liderava o departamento de futebol desde 2015, mostrou que o Verdão necessitava respirar novos ares.

Galiotte anuncia demissão de Mano Menezes e Mattos, em 2019 – Foto: Reprodução/TV Palmeiras

O desafio seguinte de Galiotte e companhia era definir o comandante do elenco na próxima temporada, assim como a contratação de um novo chefe para o departamento de futebol. Uma reformulação no elenco, que até então contava com mais de 30 atletas, era uma das prioridades na definição de ambos os cargos.

No dia 11 de dezembro do ano passado, o diretor de futebol Anderson Barros, ex-Botafogo, era anunciado pelo Palmeiras para liderar a reformulação do elenco na temporada seguinte. Logo de cara o dirigente tinha uma missão complicada: liderar as negociações com Sampaoli, favorito da cúpula alviverde para assumir a equipe. Após uma novela longa com o técnico argentino, o Verdão desistiu de sua contratação.

Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras – Foto: Reprodução/Palmeiras

Um dia após desistir de Sampaoli, o Palmeiras anunciou o treinador Vanderlei Luxemburgo, de 67 anos, para sua 5ª passagem pelo comando alviverde. ‘Luxa’ chegou com muita reprovação por parte da torcida, que confiava em mudança de mentalidade e ideias mais atuais sobre futebol, o que não se via, até então, em Vanderlei.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1206334874262679552

Início da Temporada

Apesar da reprovação quanto à escolha do treinador, a torcida logo abraçou o discurso do comandante e se mostrou ansiosa pela promoção das jovens promessas das categorias de base. A estreia da equipe ocorreu na Florida Cup, em 15 de janeiro, contra o Atlético Nacional-COL. O jogo terminou em 0 a 0, mas o Palmeiras derrotou os colombianos nos pênaltis. Os torcedores pouco se importaram com a partida sem gols, a boa participação das Crias da Academia deixara os palmeirenses esperançosos.

Escalação titular do Palmeiras na estreia na temporada – Foto: Cesar Greco

O segundo jogo da Florida Cup foi contra o New York City, mas dessa vez o resultado foi diferente: 2 a 1 para o alviverde, de virada. Com o placar e a derrota do Corinthians, o Verdão se sagrou campeão do torneio.

No Paulistão, primeiro torneio oficial da temporada, o Verdão estreou bem: vitória por 4 a 0, fora de casa, contra o Ituano. Era a primeira partida oficial da ‘5ª Era Luxemburgo’ pelo Maior Campeão do Brasil. Na ocasião, as ideias do treinador continuaram sendo colocadas em prática, com o uso das categorias de base, Felipe Melo de capitão e atuando na zaga, Zé Rafael de volante e intensidade desde o início.

No Estadual, com altos e baixos e longa parada por conta da pandemia, o Verdão conseguiu a segunda melhor campanha da primeira fase, ficando atrás apenas do Bragantino. Nos mata-matas, o Palmeiras enfrentou duas pedreiras antes da final. 2 a 0 suado contra o Santo André, nas quartas de final, e 1 a 0 contra a boa equipe da Ponte Preta. A segunda ficou marcada pelo primeiro gol de Patrick de Paula no profissional.

Final do Paulistão

Com 12 anos sem títulos no Estadual, o treinador Vanderlei Luxemburgo, com um discurso muito motivador, implantou no elenco a mentalidade de que nada tiraria o título do Allianz Parque, ainda mais em uma final contra o maior rival

No primeiro jogo, em Itaquera, a luta foi muita e a inspiração pouca. 0 a 0 e a decisão ficava para o Allianz Parque, mesmo palco da derrota na final em 2018, contra o mesmo adversário.

Palmeiras e Corinthians não marcaram na ida da final do Estadual – Foto: Marcos Ribolli

No jogo de volta, com direito à incentivo da torcida na saída do ônibus na porta da Academia de Futebol, o Palmeiras recebia o Corinthians em seus domínios em uma final após dois anos da infeliz decisão do mesmo campeonato.

O Verdão saiu na frente, com Luiz Adriano, e estava se sagrando campeão paulista após 12 longos anos. Porém, faltando 10 segundos para o fim da partida, Gustavo Gómez derrubou Jô dentro da área e o arbitro marcou pênalti. O atacante rival cobrou e empatou a partida. O gol abateu o elenco alviverde pouco antes das penalidades.

Porém, Weverton defendeu duas cobranças dos visitantes e, com apenas uma desperdiçada, o Verdão se sagrou campeão paulista em seus domínios. Mas nada melhor do que o último pênalti ser convertido por uma Cria da Academia. Patrick de Paula, PK para a torcida, cobrou espetacularmente bem e saiu para o abraço. Eterno 08/08. Que momento!

1ª fase da Libertadores

Ao mesmo tempo em que disputava o Paulistão, o Verdão jogava a Copa Libertadores. No grupo B, juntamente com Guaraní-PAR, Bolívar-BOL e Tigre-ARG, o Palmeiras liderou do começo ao fim sua chave. Na primeira fase, o alviverde finalizou com a melhor campanha no geral, com 16 pontos de 18 possíveis – 6 jogos, 5 vitórias e 1 empate. Foram 17 gols marcados e apenas 2 sofridos.

Palmeiras derrotou o Tigre-ARG na estreia da Libertadores – Foto: Cesar Greco

Início do Campeonato Brasileiro

Após o título paulista, o Verdão visitou o Fluminense pela estreia do Campeonato Brasileiro e empatou em 1 a 1. Mas desde o início, o desempenho da equipe foi muito criticado pela torcida. Pelo nacional, a primeira vitória veio apenas na 3ª rodada, contra o Athletico-PR, fora de casa, por 1 a 0, com gol no último lance e um futebol muito questionável.

Com um desempenho longe do que agradaria a torcida e longe do que o elenco poderia entregar, o Palmeiras no Brasileirão deixava muito a desejar. Com uma ou outra vitória esporádica e com inúmeros empates, a liderança do torneio ficava cada vez mais distante. Nesse meio tempo, o São Paulo saiu vitorioso pela primeira vez no Allianz Parque e derrotas para Botafogo e Coritiba, essa última por 3 a 1, em casa, foram motivos para os torcedores pedirem a saída de Vanderlei Luxemburgo.

Demissão de Vanderlei Luxemburgo

No dia 14 de outubro, após sonora derrota por 3 a 1 para o Coritiba, em casa, o treinador Vanderlei Luxemburgo foi demitido do comando do Palmeiras. Apesar do título paulista, o desempenho da equipe nunca agradou a torcida. Além disso, críticas públicas ao potencial de desempenho do elenco geraram mal-estar internamente. Luxa deixou o comando alviverde com 38 jogos em 2020, sendo 18 vitórias, 15 empates e 5 derrotas, além da conquista do Campeonato Paulista sobre o Corinthians, em agosto.

https://twitter.com/palmeiras/status/1316568991691833344

Cebolismo

Com a saída de Vanderlei Luxemburgo, Andrey Lopes foi o responsável por comandar o Verdão. Mas em sua estreia, o Palmeiras perdeu por 2 a 0, contra o Fortaleza, fora de casa. A partida foi motivo de críticas por parte da torcida, sobretudo por conta da escalação.

Porém, não demorou muito para que os ventos soprassem a favor do alviverde. Em sua segunda partida comandando o Palmeiras em 2020, vitória por 5 a 0 sobre o Tigres-ARG, em casa, e liderança geral da Libertadores garantida. Durante a “Era do Cebolismo”, foram 5 jogos, 4 vitórias e 1 derrota – 14 gols marcados e 3 sofridos. Os triunfos incluem um sonoro 3 a 0 contra o Atlético-MG e 3 a 1 contra o RB Bragantino, fora de casa, na estreia da Copa do Brasil.

Andrey Lopes invade o campo para comemorar com Zé Rafael – Foto: Cesar Greco

Abel Ferreira

No dia 30 de outubro, o Palmeiras anunciou o português Abel Ferreira como seu novo treinador após cerca de 1 mês sem treinador. Vindo do PAOK-GRE e pouco conhecido, muito se questionou sobre a escolha. O técnico de 42 anos foi o eleito por conta de seu trabalho com jovens da base e DNA ofensivo em suas equipes.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1322313085093351426

Em sua estreia, o português comandou o alviverde no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o RB Bragantino, em casa. O Verdão saiu vitorioso por 1 a 0, mas a partida ficou marcada pela lesão de Wesley, destaque da equipe na época.

Veron comemora seu gol na partida contra o RB Bragantino – Foto: Reprodução/Twitter/Copa do Brasil

A chegada de Abel elevara o ânimo do torcedor que, até então, estava desiludido com o restante da temporada e o que viesse era lucro, mas o treinador trouxe de volta o brio à equipe e a vontade de vencer.

Desfalques e surto de COVID-19

Logo em sua terceira partida no comando do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira contou com diversos desfalques: Luan (Covid-19), Felipe Melo (fratura no tornozelo), Luiz Adriano (sobrecarga muscular), Wesley (lesão no joelho), Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Matías Viña e Weverton (convocados).

Na semana seguinte,a lista aumentou: Luan, Gabriel Menino, Matías Viña, Alan Empereur, Danilo, Rony, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Jailson, Vinicius Silvestre, Kuscevic, Gustavo Scarpa, Quiñonez, Pedro Acácio e Marino (todos com Covid-19), Felipe Melo (cirurgia no tornozelo esquerdo), Wesley (cirurgia no joelho esquerdo), Luan Silva (cirurgia no joelho).

Mas a bruxa estava à solta no elenco e contra o Goiás, pelo Brasileiro, fora de casa, o número de desfalques chegou em 21 e foi nessa partida que Abel conheceu sua primeira derrota como comandante do Maior Campeão do Brasil. Os desfalques foram: Zé Rafael (suspenso), Felipe Melo (cirurgia), Wesley (cirurgia), Luan Silva (cirurgia), Jailson, Vinicius Silvestre, Matías Viña, Alan Empereur, Benjamín Kuscevic, Danilo, Gustavo Scarpa, Quiñonez, Gabriel Silva, Rony, Gabriel Veron, Marino Hinestroza, Pedro Acacio, Raphael Veiga, Willian, Anibal e Breno Lopes (Covid-19).

Dezembro insano e classificações

O mês de dezembro nunca foi tão intenso para o palmeirense quanto o mês natalino de 2020. Foram 9 partidas, sendo todas decisivas paras as aspirações da equipe no restante da temporada. O primeiro compromisso foi pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Delfín-EQU.

Jogadores comemoram gol na partida contra o Delfín-EQU – Foto: Cesar Greco

Pelo Brasileirão, partidas decisivas contra Santos, Bahia, Internacional e Bragantino – 1 empate, 2 vitórias e 1 derrota.

Voltando o foco na Libertadores, o Verdão teve duas difíceis missões nos jogos das quartas de final da competição. O Palmeiras encarou o Libertad-PAR e encontrou dificuldades para construir sua classificação, principalmente no Paraguai. Na ida, o jogo terminou empatado em 1 a 1, mas em um jogo muito ruim do alviverde e com diversas oportunidades desperdiçadas pelos paraguaios. Na volta, 3 a 0 para o Maior Campeão do Brasil e vaga nas semis do torneio.

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1339046493492273152

Pela Copa do Brasil, mais uma pedreira. A boa equipe do América-MG, vice-líder da Série B encarou o Palmeiras de igual para igual no Allianz Parque e conseguiu voltar à Minas com o placar de 1 a 1. A intensa maratona no mês de dezembro estava demonstrando seus efeitos sobre a preparação do Verdão para os jogos.

Último jogo do ano

O último jogo de 2020 foi pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. Contra o América-MG, fora de casa, o jogo foi o que se esperava: tenso. Almejando sua 5ª final do torneio, o Palmeiras tentava impor seu jogo, mas o desgaste e qualidade do adversário eram fatores que dificultavam seu desempenho. O 1º tempo foi pouco inspirado de ambos os lados, com poucas oportunidades.

Gabriel Menino em ação pelas semifinais da Copa do Brasil 2020 – Foto: Cesar Greco

A 2ª etapa continuou da mesma maneira. O Palmeiras não dava perigo à meta adversária e o América-MG arriscava algumas descidas ao campo de ataque. Porém, aos 24 minutos, Luiz Adriano marcou um belo gol e colocou o Verdão em vantagem. Após, os mandantes pouco agrediram o Maior Campeão do Brasil. Minutos após a abertura do placar, próximo dos 45 minutos, Rony aproveitou rebote de cabeçada de Mayke e sacramentou a classificação do alviverde à sua 5ª final de Copa do Brasil.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1344474939873656833

Em um ano tão complicado em todos os sentidos como foi 2020, o Verdão consegue encerrar dezembro com vaga na final da Copa do Brasil, semifinalista na Libertadores – encara o River Plate nos dias 5 e 15 de janeiro – e com um título paulista em cima do seu maior rival na conta. Só esperamos um 2021 ainda melhor, com tempo para Abel treinar, volta de importantes desfalques e, quem sabe, o Allianz lotado o quanto antes.

Author: João Victor

Share This Post On